segunda-feira, 4 de junho de 2007

Olha só o que a minha amigona Cris me fez! ^^

Adorei! \o/ Sou eu South Park version! =D Fala sério, ficou MUITO FODA! \o/

E eu to até de cabelo vermelho e penteado de lado e tal! Ficou muito show de bola, e adorei. Tá, talvez você esteja pensando "Ah, qual é? Eu consigo fazer isso e é super fácil", ou então "Você mesmo poderia ter feito isso, só com umas ferramentas básicas de desenho...", mas não estou aqui para criticar o desenho e nem faria isso. Estou aqui mesmo é pra agradecer imensamente, pq quase ninguém nunca tinha feito algum assim pra mim!

Talvez seja alguma mania da minha cabeça, mas eu sempre sentia um pinguinho de inveja quando via amigos meus recebendo presentes dos outros e eu era o único que não recebia, ehuaheua... Acho que no fundo eu sempre quis ganhar algo que seja só pra mim, e quando essas coisas acontecem comigo - que são extremamente raras - fico lisonjeado e sem palavras até. Acho que é bom sermos lembrados, não importa com o que, mas é sempre bom sermos lembrados.

Agradecimentos à Cris mais uma vez! *Faz reverência*

Bom, hoje eu queria falar da nova cultura nipônica, mas vou deixar pra um outro dia. Hoje vou falar do estilo artístico que influenciou o presente layout do blog! Sim, um blog em De Stijl!

O que é De Stijl?
Também conhecido como Neoplasticismo, foi um movimento artístico holandês fundado em 1917. Mas não parava só aí não! De Stijl (pronuncia-se "dê stíl") foi também uma revista criada para publicar as idéias dos neoplasticistas que tornou-se muito popular na Europa. Por incrível que pareça, o movimento afetou não apenas as artes plásticas, mas também a Architectura, e o famoso Piet Mondrian foi um dos expoentes desse novo estilo. =)

Nossa... Legal! Mas diz aí, como era esse De Stijl?
Eles usavam sempre linhas ortogonais (horizontais e verticais, nunca as diagonais) e as cores sempre muito perfeitas, sem sombras nem nada do tipo. As cores que permaneciam eram as três primárias, vermelho, amarelo e azul, e os três valores primários, preto, branco e cinza. Tem uma foto de uma obra do Mondrian aí pra exemplificar mais.

Ah... Só... Mas não é cubismo não?
Não! hehehe... Na verdade, nos países baixos eles sempre tiveram esse interesse em também fazer uma "nova arte", assim como os cubistas. Alias, o mundo inteiro respirava novos ares. O modernismo sempre me chamou a atenção por causa disso, a quebra dos conceitos greco-romanos, iniciando uma nova filosofia em tudo, inclusive nas artes. Claro, existem muitas coisas dos gregos que perpetuam, mas muito do que os modernistas criaram lá atrás continuam fortes influências até o dia de hoje. Por exemplo, os gregos, por exemplo, tinham uma própria medicina, mesmo um tanto estranha, mas tinham. Com o avanço tecnológico, eles aperfeiçoaram e acima de tudo, tornaram atuais vários teoremas deles. E outras coisitas mas.

Gostei! Mas voltando ao assunto... Na sua opinião ela influenciou mais o quê?
Eu particularmente, acho que a Internet. É dificil não encontrar um website que não tenha temas do De Stijl, a web nasceu geométrica e continuará geométrica. Existem vários exemplos disso, e eu acho interessantíssimo. Todo o trabalho dos seguidores desse estilo jamais morrerá, ao menos aqui, os trabalhos artísticos serão ainda bem mais cultuados. Acho que é o mínimo que as gerações atuais podem fazer e mostrar aos mesmos contemporâneos.

Sem mais delongas, dúvidas, só postar.

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivos do blog