Esconde-esconde.

Ás vezes o bom de vivermos numa sociedade onde a informação é tão, mas realmente tão difundida como é atualmente que dificilmente coisas escapam, e é mais complicado de existir "censura". Sempre de alguma forma algo escapa, seja a foto do Kim Jong Il parecendo o Puro Osso, ou então verdades meio obscuras sobre governos ditatoriais.

E não é apenas a Operação Satiagraha, óbvio.

Já é meio velho, mas esse é um dos mais leves que achei sobre o ataque do exercito da República Popular da China contra os tibetanos, inclusive aqueles ocorridos em especial pouco antes dos jogos Olímpicos do ano passado. Não estou sendo juíz, tampouco julgando ninguém. Se aquele país funciona assim, que seja assim. É mais ou menos como o Brasil, onde teve República de Ferro, Ditadura Fascista, Ditadura Militar e hoje temos o Sarney e o Collor tentando voltar, hahaha...

Muitas pessoas nem sequer ligam pra política, embora existam aqueles que participam, que procuram saber em quem votar, afinal isso é bem que um direito nosso. Só ficamos na tríade de PSDB, PMDB e PT porque não procuramos saber dos outros. Pode tar o mundo eclodindo e o povo nem liga tanto.

Óbvio que os chineses nem devem saber da metade. Ainda mais com todos os asiáticos morrendo de medo deles, tanto quanto a Koreia do Norte. Mas vale destacar que numa sociedade onde podemos ter câmeras digitais que cabem no bolso e tiram milhares de fotos, celulares que registram a qualquer momento qualquer coisa e locais de fácil acesso para propagar essas informações, é difícil nesse mundo de fato haver tanta repressão. Um bom exemplo é este blog que me passaram entre muitos, com uma postagem de mais de duzentos comentários com fotos fortes sobre a repressão "zhonghuaense" aos tibetanos.

O que existe, é óbvio, eliminar meios. Mas eliminar todos os meios é realmente muito complicado. Por isso ainda acho que os jornalistas ficam tanto tempo metralhando que querem liberdade e todo aquele mimimi, que acho que eles não percebem que o problema é que o próprio povo não tem tanto interesse em saber o que acontece a sua volta.

Pessoas usam internet como diversão, pra orkut, pra jogar GTA nas Lan Houses ou chats no MSN. Uma olhada rápida no Google News não machuca ninguém.

Mas mudar isso, meninada, só vem com educação pro povão mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas