Jolin Tsai vs. Hamasaki Ayumi!

Antes de começar: se você é fangirl das duas, não leia! Vou elogiar, mas também meterei o pau, hehe. Saia dessa vida e seja um fã consciente. Acredite, sua vida vai melhorar e seu cantor, pasme, não é perfeito.

Agora se você não conhece, continue oras! Será um review comparando os dois últimos trabalhos de ambas, o Flower Butterfly, da chinesa Jolin Tsai e o polêmico NEXT LEVEL, da japonesa Ayumi Hamasaki. Embora sejam de países e línguas diferentes, são dois grandes ícones femininos do cenário pop asiático. A Ayumi conseguiu agora uma estabilização da carreira e grande reconhecimento, virando a maioral no país que mais faz mais dinheiro com pornografia no mundo, o Japão. A segunda é chinesa da ROC (República da China), ou Taiwan, não é siliconada como a anterior, é meio feinha também, mas canta que é uma beleza na ilha onde chineses de todas as etnias, raças e tamanhos se misturam e não se matam como no continente do lado.

Embora as duas não sejam rivais, tem lá uma rivalidade forte por debaixo dos panos. É como a entre Claudia Leitte e Ivete Sangalo, uma rivalidade que existe, é forte, mas elas não admitem e juram ser grandes amigas. Fico com a Ivete! Abaixo um review, uma nota e se quiser baixar pra ouvir, vou divulgar o álbum completo também.

NEXT LEVEL (2009 - Avex) ~ Ayumi Hamasaki (浜崎 あゆみ)
Já falei anteriormente sobre ele. Não é totalmente de se jogar fora, Ayumi aproveitou de um visual meio retrô com um som completamente futurista, muito eletrônico. O resultado foi um álbum com músicas MUITO boas e ao mesmo tempo umas MUITO ruins. Quem ouve a japonesa aqui sabe, ela vive lançando álbuns underground com participações de DJs do nível do DJ Marlboro pra pior. Porém, as músicas dos álbuns dela graças a Deus nunca tiveram tantas intervenções de trance/techno. Não até NEXT LEVEL.

Depois de Secret e Guilty, dois álbuns excelentes da cantora a gente esperava ainda uma coisa melhor, mas não veio. Destaque para as canções desse álbum: NEXT LEVEL, Sparkle, rollin', GREEN, Rule, LOVE 'n HATE, Days e Curtain Call. O resto? Esqueça. Ou melhor, ouça uma vez só. Aí você vai entender. Porém, eu tiro o chapéu também pra ela, pra lançar um álbum ruim como esse tem que ter coragem, foi um momento de experimentação de novas "vibes" que só alguém com o cacife e dinheiro da Ayumi Hamasaki pode se dar ao luxo de tentar, sair da combinação clássica de álbuns pop. Porém como disse, tem algumas músicas que tão no nível Ayu de qualidade, mas outros ficaram pro DJ Marlboro mesmo.
Nota final: 6,0 ~ Download (fonte: Asian Nation)

Flower Butterfly (2009 - Warner Music) ~ Jolin Tsai (蔡依林)
Não lembro de ter visto a propaganda desse álbum. Mas isso não importa tanto, ter informações de Mandopop aqui é meio complicado, o pouco que recebemos é sobre japoneses, sobre chineses e outros asiáticos chega pouca coisa especializada por aqui. Partindo direto para o álbum, vemos uma formulação bem diferente. Jolin é uma menina meiguinha demais, daquelas que se não fosse pela idade eu diria até que era virgem, seus álbuns são lotados de ballads, que embora a maioria sejam boas, francamente enche o saco.

Porém dessa vez ela acertou! Primeiro deixando nenhuma das canções com títulos em mandarim. É um saco ficar codificando em pinyin depois, são todos títulos em inglês. Acertou também em deixar menos ballads. Das mais agitadas, indico Butterfly, Love Attraction, Real Man (a letra é engraçadinha no refrão: I don't wanna a boyfriend! I want a real man), mas o resto nem é ruim não, não achei uma faixa tão insuportável no álbum, são boas. Das pra ficar abraçadinho com a namorada(o) indico Accompany with me. Tanto que seu álbum vendeu o dobro que o NEXT LEVEL da Ayumi Hamasaki.

Sinceramente? A Jolin lançou o que os fãs da Ayumi queriam. Pra dizer que não estou babando ovo, aponto algumas coisas ruins como ser em mandarin, o que é meio óbvio, mas tenta cantar em mandarin que você vai ver o quão difícil é essa pronuncia maldita. Tou há meses tentando aprender Who... (Chinese Version) da Ayumi, isso porque mandar japoneses falar chinês é pedir pra ajoelhar no milho! Dói nos ouvidos. E gosto mais da voz da Ayumi, e outra coisa é que embora a Jolin cante muitíssimo bem, e a Ayumi mesmo sendo toda retocada, siliconada, coxuda, com lábios enormes e olhos ocidentalizados, esteticamente falando (ou sendo do modo bem machista mesmo: deixando a cabeça de baixo falar mais alto) ainda acho a Ayumi mais bonita que a Jolin. Mas nada que um peitão nessa chinesa não resolva... Ou não!
Nota final: 8,5 ~ Download (fonte: C-Pop Share Forum)

Comentários

  1. de onde vc tirou que a ayumi eh siliconada meu bem? que coisa idiota, que cabeça de vento

    ResponderExcluir
  2. eu acho q a jolin não e feia coisa nenhuma,na verdade, essa ayume esta horrorosa na capa desse álbum!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas