terça-feira, 25 de agosto de 2009

Da geração saúde para a geração geek.

geek - [gik] Pessoa que se orgulha por ser um usuário amplo de tecnologias e que constantemente se orgulha disso.

Hoje quero postar algo diferente, um debate que tive com minha mamma - formada em Artes Plásticas - sobre algo que quando vimos ficamos um tanto abismados. Trata-se da mais nova linguagem visual que a Pepsi fez.

A Coca-cola nunca mudou nada em seu logo, desde 1886, salvo apenas talvez a adoção do logo alternativo da Coke, presente em algumas garrafas. Nossa primeira impressão ao ver a nova da Pepsi foi "Nossa! Que embalagem moderna, né?". De fato, até o símbolo redondinho da rival da Coca com a nova curva mostra toda uma estabilidade, mas é bonito de se ver. A latinha com um azul escuro ficou super moderna, bem nas tendências do design clean que 98% amam, enquanto eu fico na minúscula parcela que repudia isso.

Embora eu não beba Pepsi, e sinceramente não gosto nem um pouco de seu sabor em comparação com a Coca a qual sou viciado assumido, ela é uma marca em constante evolução. Tem essa imagem bacanuda que achei na web que explica bem todos os logos. Quero focar nos dois últimos.


A Pepsi antes era o refrigerante do pessoal saradão, daqueles que vão pra praia pra azarar os docinhos-de-côco, os brotinhos. Do pessoal esportista que toma Nescau pra fazer as piruetas e quando tá com sede vai de Pepsi. Dos ligados ao esporte, pessoas que embora tenham e aspirassem hábitos saudáveis, bebiam um líquido nada saldável, principalmente com um alto teor de açúcar.

Agora não! Mudou bastante. Estamos na geração da internet, do pessoal que se comunica com gente dos quatro cantos do globo. Que baixa música e está ligado nos últimos celulares do mercado. Que se comunica em mensageiros instantâneos e não vive sem seu Orkut. Das pessoas que são bombardeadas o dia inteiro com vídeos do Youtube e não deixa de postar no mínimo duas vezes em seu twitter.

Entendeu né, porque o comercial é cheio de RSRSRS e até um OMG!?

A questão não é mais ser o esportista bombado e saudável, isso já é last year. Agora somos pessoas ligadas e que amam a tecnologia, e acredito que esse pessoal novinho agora, a geração do Super Mario e Street Fighter, que viu Pokémon e Power Rangers que estão agora ficando mais maduros vamos virar o mundo de ponta-cabeça. =)

E parabéns à Pepsi pelo bom projeto de propaganda e design. Desculpe mas, continuo sem beber Pepsi. Sei lá, não desce na goela, acho péssimo! Mas parabéns pela iniciativa de repaginar mais uma vez seu visual.

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivos do blog