domingo, 18 de outubro de 2009

Brigamos por segundos.



Existe uma exigência tão grande na velocidade na era digital que brigamos por míseros segundos. O pior que tem gente que faz grana preta em cima desses segundos a menos, por incrível que pareça. Estava vendo esse vídeo hoje, demonstrando a tal velocidade na comparação entre Windows Vista e o novo que vai ser lançado, o aguardado Windows Seven.

Não sou um defensor do Vista, mas entre ele e o XP, prefiro o Vista. Ele facilita muito a minha vida, na questão da busca, da organização e das permissões que já salvaram muitas vezes minha pele. Óbvio que tem sérios problemas, como ser pesadíssimo, mas é engraçado ver nesse vídeo, com dois computadores idênticos rodando e comparando o Vista e o Seven e o Vista ser o mais rápido pra inicializar.

Ás vezes isso é puramente psicológico, e é no mínimo abismal como as pessoas brigam por segundos, quase como se o mundo dependesse disso. 1 minuto e vinte segundos. Em 90 segundos aproximados sua estação de trabalho está pronta pra trabalhar.

Nessa hora os segundos viram horas, e os minutos viram dias. E tudo se resolveria melhor se apenas tivéssemos um pouquinho de paciência. Talvez seja por isso que as pessoas querem emagrecer de um dia pro outro, ganhar dinheiro de um dia pro outro, mudar suas vidas de um dia pro outro. O computador nos dá manias estranhas, começamos a pensar que tudo na nossa vida pode ser resolvida com apenas uma ação. Mas nem sempre as coisas funcionam assim.

Há um tempo atrás eu era muito alienado. Comecei a reduzir e racionar o uso do computador, bastante. Tento me sentar pouco tempo na frente da telinha, o que faz meus amigos virtuais morrerem de ódio de mim, mas vi que estranhamente -  digo estranhamente pois tiro meu ganha pão do computador, oras - estava perdendo minha vida, as coisas estavam passando e eu aqui.

A gente começa a pensar que a vida também tem um Ctrl+Z, que ao apertar uma sequencia de botões nós desfazemos a última ação. Sério, pensava isso mesmo. Mas se você faz uma merda é problema seu fazer e mover céus e montanhas para consertar o erro, não apenas uma tecla. E mesmo que não dê certo, ao menos tentou.

Óbvio que Windows Seven é uma grande propaganda. Estão vendendo o Vista apenas com algumas coisas a menos, só babacas vão comprar pensando ser algo completamente novo, pois não é. O que existiu foi uma propaganda massiva, digna de dar aparência Apple a um programa Microsoft. Deram um beta de um semi-sistema, viram que as pessoas só de verem dez segundos a menos acham que a melhora foi de cem porcento e compram. E acreditam ser mais rápido, isso porque um grupinho de seis pessoas espalharam por aí que o Vista é lerdo e todos caíram como patinhos.

Vamos sair um pouco da máquina e dar uma olhada como tá o tempo lá fora, brincar com os cachorros, fazer um cooper, ir a padaria... Dez segundos não fazem tanto a diferença. Sério mesmo.

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivos do blog