Uma aula de história bacanuda

Estou terminando de assistir a primeira temporada de Roma, da hBO e estou adorando.

Sempre curti bastante essas histórias antigas, sou fã assíduo de todos os filmes no Ridley Scott e com Roma não poderia ser diferente. O roteiro se passa ainda no governo de Gaius Julius Caesar, o histórico Júlio César, último cônsul e ditador romano, aquele que foi traído pelo seu próprio filho Brutus, lembra? Esse mesmo!

O seriado mostra desde a conquista da Gália, a morte de Gneus Pompeii Magnus (o braço direito do César, que acaba traindo-o), o encontro com a Cleópatra (que resultou num rebento) e a trama de sua morte. Depois aparentemente nasce o Triunvirato de Marco Antonio e Otávio Augusto, que mais tarde seria o primeiro imperador romano sob a alcunha de Gaius Julius Caesar Augustus.

O seriado tem umas nuances bacanas, coloca a história dos esquemas de uma forma muito perspicaz. Hoje vi o penúltimo episódio da primeira temporada, onde falava sobre como o sétimo mês ficou nomeado como julho, em homenagem ao próprio Júlio César. Sinceramente não sabia, eu sabia de agosto ser o mês do Augusto, mas não de Julho. A morte de Vercingetorix, o líder da Gália do tempo de César é algo bem produzido. Aliás a série toda foi feita com uma grande maestria: desde o cenário, até os atores. Não tem atores famosos, apenas meros ingleses desconhecidos do grande público. Isso dá um toque a mais pra coisa toda também.

Estou adorando esse seriado, eu assisti ao comecinho dele quando teve sua estréia na hBO, aliás, as maioria das séries da hBO dificilmente são fracas, na minha opinião. São seriados que vão mais longe daquele espectro mais consumista, tem um roteiro bem elaborado e moderno, atores desconhecidos e bacanas, só espero que isso não mude com o fato da hBO estar fazendo sucesso e tal. Estou entrando na segunda temporada e espero que não me sinta frustrado. =D

Depois vou voltar a ver Alice da hBO! Seriado brasileiro completamente animal.

Comentários

Postagens mais visitadas