quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Atualize seu firmware!

Num país onde as pessoas pagam pra atualizar seus GPS, poucos sabem que é possível fazer atualização de celulares. Até mesmo eu não fazia idéia disso.

Meu celular anterior, um Nokia 5310 no começo vivia dando problemas: tinha hora que desligava sozinho, ou então simplesmente esquentava igual uma chapa quente depois de ficar no bolso. Procurando numa simples comunidade do Orkut sobre ele, vi que isso se daria fazendo a atualização do firmware dele. O que raios é "firmware"?

Você compra um produto, e ele vem com um sistema instalado. As empresas descobrem bugs e fazem a atualização pra você, gratuitamente. Isso tem pra tudo que é equipamento eletrônico, celulares, GPS, câmeras fotográficas. É só dar uma olhada. E muitas vezes não é apenas mudança do visualzinho dele, são coisas úteis mesmo, solução pra sérios problemas que acarretam o uso do aparelho. Quando atualizei meu Nokia 5310 o celular virou outra coisa. Muito mais rápido, nunca mais desligou ou esquentou novamente.

Incentivo as pessoas a fazer isso, mas poucos conhecem. Muitos acham que é difícil - e devo admitir que alguns softwares de empresas é realmente algo péssimo, mas alguns, como o updater da Nokia é excelente. O da Samsung, o qual fiz atualização do meu Samsung Galaxy Lite i5700 é meio porco, mas tudo da Samsung é meio porco (inclusive o smartphone, que a Claro cagou em cima do Android). Mas pelo menos consegui o Android Market.

Acho que atualização de firmware aumenta a "vida útil" do aparelho de certa forma. Não é necessário comprar outro aparelho pra que o erro pare de persistir, por exemplo. E é uma solução relativamente simples - na maioria dos casos!

0 comentários:

Postar um comentário

Arquivos do blog