Qual o segredo de um fotógrafo?

Eu adoro ver as galerias de imagens da BBC.

Esses dias um amigo meu pediu dicas de como se faz para se tirar fotos boas. Na verdade muita gente anda pedindo dicas, e acho que eventualmente isso possa ajudar. Algumas dicas para iniciantes, se esforce nelas e terá mais de meio caminho andado:

Não precisa gastar rios de dinheiro numa DSLR
Uma câmera DSLR (Digital single-lens reflex cameras, câmeras de lente única reflex digitais) é o sonho de muitos fotógrafos e desejo de todo bandido. Eu tenho uma Nikon D60. Sabe onde que eu uso? Em eventos fechados ou locais com muito policiamento. Caso contrário eu uso minha Cybershot vagaba mesmo. E, francamente, os resultados na Cybershot sempre saem melhores, só não saem com a resolução da Nikon.

Mas o que quero dizer é que fotografia não é equipamento. Se você for rico, aí já são outros quinhentos! Mas eu já humilhei muitos fotógrafos com uma Cybershot e duas pilhas AA.

Olhe antes de fotografar
No meu primeiro emprego fui fazer uma cobertura de um evento com minha Cybershot vagaba. Ao meu lado tinha um professor universitário barrigudinho, que só porque come o rabo das alunas ficava se achando com uma Canon poderosa nas mãos fazendo a cobertura do evento. As fotos dele saíram péssimas, sabe porque? Porque ele era um clicão.

Um clicão é quem sai por aí tirando foto sem ver o que está rolando. Vários teóricos da fotografia dizem que antes de ser um fotógrafo, você tem que observar tudo. Era assim com Henri Cartier-Bresson, um dos grandes fotógrafos. Temos que ver como se tudo a nossa volta fosse um teatro. Temos que focar em determinada cena e registrá-la. Tudo está lá. Não existe foto ruim. Você que não soube olhar antes e estar no lugar certo na hora certa.

Se puder, tente de outro ângulo
Essa dica é valiosa. Muitas vezes uma foto não sai boa, fica pesada, quadrada. Pode ser uma foto de uma cidade, de um monumento, ou daquelas três gatinhas que você tá afim. Se você é o fotógrafo, e você registra a cena, você pode ser o diretor do teatro também. Brinque! Mude de posição as pessoas, mande fazerem caretas, tente tirar de um local alto, por baixo, enfim... Tente!

Muita gente fica frustrada quando uma foto não sai boa. Mas não percebem que se não saiu boa, só chegar do lado e dar outro clique! Mostre para as pessoas apenas o crème-de-la-crème, ninguém precisa ver aquela foto que saiu o cofrinho do seu tio careca, ou sua avó sem dentadura ou uma sem foco. Para sair seis fotos boas, podem ter certeza que eu fiz no mínimo umas sessenta!

Comentários

Postagens mais visitadas