Livros 2013 #1 - 1Q84 (Livro II)

Oba! Começando 2013 com boas leituras.

Fiquei bem feliz quando vi que já está rolando a tradução do 1Q84 do Haruki Murakami no Brasil! Eles vão lançar cada um dos livros separados. Não tem a capa e projeto gráfico tão ousado e bonito como o que eu comprei, mas vale a pena do mesmo jeito!

Não cheguei a ler a versão em português, mas pelo visto eles mantiveram os nomes no original. Aomame e Tengo pelo menos parecem sem nenhuma modificação!

O primeiro você entende nada de nada. E sinceramente, ele frustra muito. O segundo ele começa com muitos questionamentos existenciais, especialmente da Aomame e do Tengo. Mas ele começa a responder trilhões das perguntas do primeiro e, você começa até a dar uma viajadas e achar que tudo aquilo faz sentido!

Não vou dar muito spoilers. A história continua nos moldes do primeiro, sempre tem um capítulo do Tengo e um capítulo da Aomame. O esquema é que as histórias dos dois começam a se aproximar cada vez mais... Até você descobrir qual a rolada por detrás de tudo. É um livro em algumas partes um bocado chato, mas acho que ser chato faz parte desses grandes escritores, como o Machadão. Nas partes chatas que normalmente a gente pensa, e não fica apenas um livro com ação atrás de ação como um Dan Brown da vida.

Estou interessado em começar o terceiro. A versão americana é um compilado de quase mil páginas com os três juntos. O terceiro livro começa por volta da página seiscentos e vai até novecentos e pouco. E, vai ter adição de mais um personagem: o brucutu do Ushikawa.

(sim, é Ushikawa mesmo, de touro!)

Comentários

Postagens mais visitadas