Livros 2013 #6 - A Concise History of Buddhism

Uma vez andando num sebo perto do meu trabalho encontrei esse livro. Primeiro eu adoro sebos. Sempre dá pra achar muita coisa que não se acha em qualquer canto. Eu ia muito no Sebo do Messias, mas como ele é um dos maiores sebos do Brasil, nele não se encontram tantas coisas raras por preços de galinha morta.

Nesse sebo tem uma prateleira só de budismo. Tirando os livros do Dalai Lama (que servem basicamente para aquele carinha do seu trabalho que é assistente e sonha em virar gerente), eu me deparei com alguns interessantes, entre eles, o "A Concise History of Buddhism", de Andrew Skilton.

Demorei pra ler porque teve uma hora que me com tanto conhecimento ao mesmo tempo tive que dar uma pausa. Por ser conciso até no título, ele não tem enrolação nem aprofunda muito. Conta basicamente a história do budismo, especialmente pós-Buda, e como chegamos no dia de hoje com as ramificações e o budismo como conhecemos hoje.

Gostei muito! Em especial o panorama que dá no budismo em outros locais. Ponto forte é que o autor usa termos em pali/sânscrito das coisas e ponto fraco é que... Ele usa os termos em pali/sânscrito. Digo é ótimo ler o termo dharmachakra no original, mas tem hora que o cérebro não processa e lê automaticamente e não se lembra que isso é simplesmente a roda do dharma.

Excelente leitura!

Comentários

  1. E aí Alain blz?

    Fotografo navegando sem rumo em busca de fotos interessantes , vim cair aqui no seu blog. Foi justamente no momento onde estava precisando de algumas palavras de luz , que por coincidência fui encontrar nos post do blog , me ajudou bastante.

    Meu nome é Helio, morando atualmente no Japão na cidade de Osaka, fotografo free, design gráfico e seguidor da religião budista do templo Shinnyo –en.
    Gostaria de poder manter contatos com você e se possível também com a sua madrinha Denise.

    Que você tenha um ótimo dia!
    E-mail: watashii@gmail.com

    Helio

    ResponderExcluir
  2. Olá Helio! Te mandei um e-mail!
    Muito obrigado pelo contato!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas