quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Making of - 11 Faced Avalokiteshvara

(Avalo... what?)

Avalokiteshvara. Ou do sânscrito, "Senhor que olha para baixo". No chinês, Guanyin e japonês Kannon (観音). É um bodhisattva, um ser iluminado que usa toda sua capacidade para guiar os outros à margem da felicidade. Ele é o bodhisattva da compaixão, uma das figuras centrais do budismo e muito famoso, especialmente no Japão!

Avalokiteshvara. From sanskrit, "Lord who looks down". In chinese, Guanyin and japanese Kannon (観音). He's a bodhisattva, an illuminated being that uses all his capacity in order to guide others to the true happiness. He's the bodhisattva of compassion, one of the major figures in buddhism and very famous, especially in Japan!

(sim! É ele que os caras da Yakuza tatuam nas costas!)
(yes! He's the one that Yakuza guys tattooed on their backs!)

Eu já queria postar um guia de como é feita uma pintura a pastel, e dessa vez, eu fotografei todas as etapas do processo. Sou praticante do budismo da Shinnyo-en, e embora eu tenha um mestre budista que além de tudo é um grande artista, é difícil não se inspirar em sua obra. Já pintei outras figuras budistas, mas demorei a fazer o Avalokiteshvara. Motivo? Existem trilhões de formas dele. Mas como a forma dele que tem na Shinnyo-en é o Avalokiteshvara de Onze Faces, fui googlar sobre.

I wanted to make a guide about how pastel painting works, and on this time I made some pics of the process. I'm a Shinnyo-en practitioner, and although I have a buddhist master that is also a great artist, it's hard to don't get inspired on his works. I've painted another buddhist figures, but I took a while to paint Avalokiteshvara. Why? Because there're trillions of different manifestations. But once the manifestation that we use on Shinnyo-en is the Eleven Faced Avalokiteshvara, I tried to google it.


Com a figura de base pronta, o próximo passo foi rascunhar. O rough base foi esse abaixo, onde já deixei separado onde seriam as sombras, o cenário e posição dos elementos.

With the base figure chosen, the next step was making some roughs. The base rough is bellow, where I already had draw where would be placed the shadows, the background and the elements positions.


É importante fazer esse desenho para se ter base de onde pintar depois. O desenho aqui é basicamente um guia na hora que você passa pra tela, não apenas na hora de fazer os traços, mas também na hora da pintura. Depois, com a ajuda de um lápis sangria, passei pra tela de pintura os traços essenciais, sem as sombras.

It's important making this rough to have some base to paint later. This drawing is basically to guide you through the painting, not just when you're making the borders, but also while painting. After this, with a red chalk pencil, I drew the basic lines at canvas, without shadowing it.


Faça do plano de fundo para o plano superior. Do claro para o escuro. E eu aconselho que detalhes que exigem branco, deixe pro final. O branco sempre acaba desbotando, ficando mais fraco com o tempo se você não passa o fixador. Vamos ver o processo da coisa toda:

Paint it from the background to the foreground. From the light tones to the dark tones. I recommend you that all details using the white chalk, leave it to the end. The white pastel often gets bleached, becoming weaker with time if you don't use the fixative varnish. Let's watch the whole process:






Uhul! Os últimos detalhes (com os olhos, etc) eu coloquei com lápis de cor mesmo. Eu uso um estojo com 12 cores do pastel, e a vantagem dele é essa, misturar os tons até conseguir o que você precisa. Eu já me acostumei, além de ser sempre um bom desafio fazer essas nuances. O resultado final ficou assim:

Woohoo! All the last details (like eyes, etc) I drew it with colored pencils. I have a regular 12-colors pastel box, and a good advantage is this, mixing the tones until you get what you need. I'm already used to it, and is also a good challenge making those color blending more smoothly. The final result is this one:


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