Como é um treinamento budista. #1

Todo começo de ano realizamos o Treinamento Anual (ou "Treinamento de Inverno"), um treinamento que sempre nós budistas fazemos no começo do ano, para dar aquele gás pro ano inteiro. O conceito é longe de sabás judeus, onde eles ficam sem trabalhar e tal, tem nada a ver. A ideia mesmo é continuar trabalhando e colocar o treinamento budista na vida corriqueira.

No ano passado, no meio desse treinamento, fui acometido com litíase renal, a famosa "pedra no rim". Eu, que mal tinha recebido duas pessoas no período de abertura, acabei recebendo nenhuma no período de fechamento, pois estava em recuperação da cirurgia. O ano começou e tentei ficar ao máximo me meditação com os Budas para que o treinamento desse ano corresse tudo bem.

No primeiro dia do treinamento desse ano, dia 24, acordei ás 4h30 e fiz ablução com água fria. Disse que meu objetivo era fazer o treinamento e que me permitissem sentir na pele um esforço similar ao dos Pais do Ensinamento Shinnyo, quando ainda recebiam as pessoas em suas casas, antes mesmo de entrarem na vida religiosa. Preparei lanches, sucos, e fiquei no aguardo das pessoas no portão de casa, ás 6h. Mas veio ninguém nesse horário, então fui fazer ás 6h o treinamento, sozinho mesmo. Senti imensamente grato, e terminei tranquilamente ás 7h e fui pro trabalho.

Na volta, tive medo que chovesse, mas a chuva caiu à tarde, o que foi um ótimo sinal para ter gratidão sincera aos Budas por ajudarem, e não às 18h. Nos dias anteriores caiu muita, muita chuva, inclusive chegou a alagar no bairro perto de casa na quarta-feira dia 22. No primeiro dia recebi cinco pessoas pro treinamento! Isso foi 500% a mais do que foi ano passado, parece pouco mas entendo como é difícil ir em casa, depois do trabalho, com esse calor imenso fazendo. Fiquei imensamente grato e o treinamento correu tudo bem, com oração, meditação e vídeos interessantes contando um pouco sobre história budista que o templo nos cedeu.

Ficamos ainda conversando todos depois do treinamento sobre assuntos espirituais. Foi algo bem enriquecedor, e percebi como sou grato por praticar o budismo, que aceita todas as religiões do mundo, e tenta estender uma mão generosa para entender e acolher tudo e a todos. As pessoas ficaram em casa até às 23h50, e depois fui arrumar as coisas e tomar banho, fui dormir apenas depois das 1h.

Era dessa maneira que os Fundadores fizeram o primeiro Treinamento Anual há 78 anos. Acordando cedinho, indo dormir tarde, recebendo pessoas e agradecendo todas por terem vindo. Senti muito feliz em poder experienciar isso, e, mesmo acordando às 4h30, indo dormir depois das 1h00, mesmo depois de um dia de trabalho, numa sexta, eu não me sentia cansado. Era apenas o final do primeiro dia, mas posso afirmar que só aquele dia já tinha me feito feliz o suficiente por todos!

Comentários

Postagens mais visitadas