Avalokiteshvara


Como eu disse, esse Treinamento Anual eu comecei meditando no Achala, e terminei meditando no Kannon (Avalokiteshvara é mais estiloso o nome!).

Muitas ideias vieram na cabeça. Esse círculo no céu, por exemplo, é baseado numa passagem do Sutra de Lótus - O Portal universal do bodhisattva Kannon, que veio de um barato que deu na minha cabeça na semana passada quando voltava pra casa depois de ir no templo, e vi um "buraco" no céu entre as nuvens.

Que talvez esse portal universal do Kannon seja cheio de compaixão, pois ele recebe a todos sem distinção, sem preconceito, e mesmo apesar da nossa vida ser regada a sofrimento e tristeza, ele chora muito com a gente, usando sua própria força para atenuar as coisas que nos fazem tristes. =)

Como eu disse antes, essa pintura vem de encontro com o significado profundo que tive do que é o Avalokiteshvara. Pra mim, antes, ele era meio incompreendido por mim. Pra mim talvez fosse um bodhisattva que "passa a mão na cabeça" das pessoas. Mas, pensando bem, um pouco de misericórdia nunca fez mal a ninguém. E a força e as coisas que os bodhisattvas nas nossas vidas nos ajudam a superar é incalculável. Acho que apenas quando eu entendi isso numa esfera mais profunda que consegui olhar e fazer essa pintura.

Comentários

Postagens mais visitadas