De: mim; Para: mim mesmo (10 anos atrás)

De: Alain (2015)
Para: Alain (2005)

Não existe viagem no tempo. Não é possível voltar e mudar coisas no passado, mas é possível revisitá-lo. O passado é como algo escrito a caneta. Você pode ler o que está escrito, mas não pode apagar e mudar o que escreveu. Mesmo que passe corretivo, o que foi escrito vai estar pra sempre lá, mesmo que você tente ocultar.

Caro Alain do passado. Aqui quem fala é você mesmo, só que do futuro.

Não vou perguntar como as coisas estão, porque provavelmente você criou esse blog exatamente pois tinha medo do que iria acontecer. Dá pra entender, você está entrando na fase adulta, e de agora em diante seu maior medo era que o tempo passasse rápido demais. Por isso você quis fazer o registro da sua vida nesses dez longos anos. Tenho uma boa notícia pra você: vendo hoje, dez anos depois, não acho que o tempo passou muito rápido não. Nem muito devagar. O tempo passou na velocidade correta.

Cara! Tanta coisa aconteceu! Vendo esses dez anos na verdade parece que passou foi uma vida. O cara que começou o blog com dezessete anos hoje tem vinte e sete. Ainda é jovem. Acho que só não se é mais jovem quando passa dos noventa. E olhe lá! A começar pela sua formatura do Ensino Médio. Super meninão:


Foi demais! Você nunca tinha aproveitado assim uma festa antes, huh? Valeu cada esforço. Eu sei que provavelmente você está com muito medo do que está por vir, mas posso te adiantar que muita coisa ruim vai acontecer. Mas muita coisa boa também vai acontecer! Esse foi apenas o primeiro passo de uma longa jornada, e acho que seria bom você ter uma ideia do que está por vir.

Em 2006 você vai continuar no seu curso de inglês, e vai terminar com honrarias no final do ano. Você se esforçou tanto pra dominar o idioma, só gostaria que continuasse estudando, lendo, vendo filmes, e tendo todo o contato que você tiver com o idioma pra não perdê-lo. Para que nove anos na frente você possa encontrar seu antigo professor do CNA e ele comentar: "Your english still at the excelent fluency that you had when you studied". Combinado?

E é bom que aproveite as amizades. Pelo menos até hoje, nove anos mais tarde, você não os encontrou novamente:


E em 2006 ainda vai arranjar um bico como professor de inglês pra criança. Mas não se fruste, porque só vai ser nesse ano mesmo. Mas aproveita porque você vai se divertir horrores. Afinal, você adora crianças!

Você vai entrar em arquitetura em 2006. Mas não vai curtir muito. Cara, que fase vai ser essa pra você... Na verdade em 2006 esteja preparado porque muita, mas muita coisa vai dar errado. Mas você vai sobreviver. E ter cursado arquitetura foi uma delas. Você vai ter muitas brigas com seu pai, que quer desesperadamente que você não largue arquitetura e você vai entrar numa depressão ferrada por ter apenas dezessete anos e não saber o que quer fazer da vida. E vão ter dias que tudo vai dar errado.

Não desanime. Isso é normal. Até hoje, em 2015 você não vai saber direito o que quer fazer, hahaha. Você tem muitos talentos, vai descobrir que é quase um Da Vinci no século XXI com o empurrão certo e sua curiosidade sem limites.


E teve ela também. A menina do cabelo cor-de-beringela.

Olha, eu sei que vai ser muito difícil. Você vai se apaixonar muito por ela. Mas tente não sofrer muito com isso, sim? Ela tem esse jeitão, bem depressiva, e você vai conseguir ajudar muito ela. Vocês vão se tornar muito amigos, muita coisa vai acontecer, mas eventualmente as coisas chegarão ao fim. E você vai ficar péssimo. E vai ficar dias, meses, e anos péssimo. Mas depois de um tempo, vai passar. Ela vai ser uma ótima pessoa na sua vida, e mesmo que leve um pedaço enorme de ti, saiba que esse pedaço vai voltar a crescer depois.

Porque em 2006 ainda você vai, no meio do ano, se consultar com uma cartomante, e você vai falar sobre o novo curso que você quer fazer. Ela vai dizer que ele é muito bom, que é exatamente o que você quer e precisa. Mas que não será um caminho fácil. Tô falando sério! Vai ser muito difícil estudar Design em Interface Digital no Senac.


Porém você vai fazer amigos de ouro lá!

E você vai enfim estar feliz. Cursando uma faculdade que você se sente bem, estudando bastante sobre algo que você curte muito, com pessoas valorosas que vão saber incentivar o que há de melhor em você.

Você vai conhecer e adorar J-Rock (rock japonês), e vai super entrar no movimento, vai parecer um metaleiro com seu cabelão vermelho. Porém nesse ano vai ter ainda mais problemas com seu pai. Vocês vão infelizmente brigar direto, até ele vai falar besteiras pra você dizendo que você é viado, e coisas piores que você nunca foi. Apenas era alvo desse julgamento besta, e nunca que isso seria algo determinante pra mudar sua preferência sexual.

E, francamente? Vai ficar foda esse cabelo vermelho:


Em 2008 essas constantes brigas com seu pai, todo esse sofrimento incalculável que você passou vai fazer com que em fevereiro ainda você no meio da noite vá a cozinha, pegue uma faca, e tente cometer suicídio.

E, bem, você não vai lembrar de muita coisa, vai entrar num estado de choque e só vai se lembrar do outro dia no hospital. Vai ficar com o braço esquerdo todo arranhado, pra sempre, talvez como símbolos na sua pele do sofrimento todo que seu pai te fez sofrer - que até então estava guardado apenas em seu coração. Vai entrar pra geração prozac, mas tem uma notícia boa.

Seu pai vai mudar. Infelizmente você teve que quase perder a vida pra isso acontecer, mas vai acontecer.

Mas nunca se esqueça que isso que você fez foi completamente errado. Ao tentar tirar sua própria vida, e chegar às vidas de fato, você cometeu um erro imenso que ninguém deveria sequer cogitar em fazer. Você tinha apenas vinte anos, e infelizmente era a única maneira que você achou de lidar com um pai que te cobrava tanto, te humilhava, demonstrava zero compaixão, usava o poder dele contra você, além das brigas constantes. Foi um erro. E você foi salvo por um milagre, por muito pouco mesmo.

Provavelmente esse seria seu último post da sua vida. E do blog também.


Em 2008 seu blog irá pra blogger, e vai mudar pra fallen Pegasus. A amizade com esses dois acima vai crescer muito! André e a Gabi! Mas infelizmente vocês vão brigar por uma besteira, e vão ficar anos sem se falar. Mas em 2014 vocês vão voltar a se falar, se perdoarem, e tudo vai voltar como era antes.

Peraí, e as garotas? Nenhum conselho do eu do futuro?

Sua vida amorosa daria um filme fácil. Mas não valeria nada pois até hoje - sim, dez anos depois - você ainda não encontrou ninguém. Fique tranquilo que não foi por falta de tentativa. Apenas que... Não rolou, uai. Acontece. Não quer dizer que não tenha dado uns beijinhos, até rolou, mas se fosse fazer um filme seria melhor fazer um que tivesse um final feliz, com você enfim encontrando alguém. Logo... Você, dez anos mais tarde, está vivendo o filme ainda, hahaha!

Segue meus conselhos de acordo com cada ano: em 2006, tente esquecer a menina do cabelo cor-de-beringela e siga em frente com sua vida, pois em 2007 você vai pegar uma chinesinha meio xarope, extremamente egocêntrica, que vai te fazer passar por trancos e barrancos. Em 2008 você vai se interessar por duas japonesas, mas tira o cavalinho da chuva o quanto antes você descobrir que uma delas é racista pra caralho, porque depois vai vir uma que é bem desmiolada, mas ambas acabam em 2008 mesmo, não vão te fazer falta, eu garanto. Em 2009, no seu trabalho, você vai conhecer uma outra japonesinha, e vocês vão namorar um tempinho, mas tente não chorar na frente dela quando ela vir pedir pra terminar contigo.


Em 2009, tente não ficar desesperado, mas o Michael vai morrer...

E sim, você vai ficar péssimo. A perda de Michael vai ser algo que vai te abalar muito, e mesmo depois de tantos anos desde que você virou fã o Michael vai continuar uma presença enorme na sua vida, te inspirando. Você vai chorar vendo Moonwalker quando o SBT passar depois, vai chorar vendo todos os tributos que fizeram a ele, e vai se derrubar em lágrimas quando Paris, a filha dele, chorar no enterro do pai.

Mas em 2009 enfim você vai ver um show do Dir en grey no Brasil! Sua banda de J-rock favorita! E depois de muita luta e ralação, vai entregar o último projeto da faculdade, entrando no TCC no ano de 2010.

Sabe aquele seu medo de água? Por você não saber nadar e ter muito medo de entrar em piscina e se afogar? Você vai perder o medo indo numa confraternização da firma do seu pai no Wet 'n wild em 2009, você vai se afogar até dizer chega no parque, e assim, vai perder o seu trauma de água. E no ano seguinte vai nadar igual um peixinho.

Em 2010 você vai não apenas conhecer pela primeira vez um templo budista, como vai se tornar budista. Sim, BUDISTA! Você queria muito a vida inteira, e enfim em 2010 vai conhecer e vai praticar budismo. E quer saber? Vai ser a melhor coisa que você vai fazer na sua vida.


Em 2010 você vai sair do primeiro emprego e entrar na Fundação Abrinq. Mas 2010 foi o ano do TCC. Nossa, se a faculdade inteira foi complicada, esteja preparado pro TCC, porque vai ser péssimo. Como se não bastasse todo o trabalho imenso de pesquisa e tudo mais, por conta de problemas com sua orientadora, você vai acabar reprovado sumariamente.

Isso vai ser péssimo. Ver todo mundo indo pro segundo semestre do TCC e você lá, parado no primeiro. Acho que a pior sensação é a incerteza. Que mesmo que você esteja se esforçando até dizer chega não é certeza que vai conseguir, e tudo mais. Mas no final do ano você vai passar no primeiro semestre do TCC e vai seguir em frente, pra terminar o curso em 2011.

Mas vai ser péssimo, horrível, todos os adjetivos ruins aqui. Acredite.


Mas em 2010, você vai conhecer o esporte! Corrida de rua! Sim, justo você que sempre foi muito sedentário, você vai se encontrar muito na corrida e vai admirar práticas esportivas. E vai ter uma parceira super bacana, a Vera, pra correr junto contigo. E vai correr várias provas, várias camisas e medalhas de participação. Mas a primeira, a Fila Night Run, ninguém esquece!

Em 2010 você ainda vai comprar usada uma Nikon D60, uma câmera profissional que será seu xodó e uma grande parceira de viagens, pra cima e pra baixo. Você vai tirar muitas fotos excelentes, e vai encher o blog aqui com elas, vai ser muito legal. Além de tudo vai ser fotógrafo também!

Em 2011, lógico que teremos uma coisa excelente. Você vai enfim se formar!



Ficou bem bonita a monografia, e você fechou com nota 9,5, excelente! Não desista, cara. Vai ser muito difícil, vai ser cansativo, vai te tirar noites e noites de sono, ansiedade, insegurança, enfim, vai ser talvez uma das barras mais pesadas que você vai passar. Mas mantenha o foco e vai até o final. Vai arrebentar!

Muitas vezes é dureza plantar as coisas, mas 2012 vai ser um baita ano de colher muita coisa boa. E olha que até agora eu arrisco dizer que 2012 foi o melhor ano da sua vida.

Você vai perder o medo de avião, e vai viajar. Não é viagem qualquer, você vai pro Japão e pra Europa nesse ano! Sim, provavelmente você tá pensando que isso é delírio, que você vai viajar pra esses locais assim, tão jovem, mas acredite. Vai tudo acontecer. Por mais inacreditável que pareça:


Nem preciso te dizer que vai ser uma das coisas mais loucas da sua vida. Não vou dar detalhes, senão o post vai ficar imenso quando chegar pra você aí em 2005. Mas tudo, absolutamente tudo vai ser inesquecível. Um sonho. Algo indescritível.

Seu aniversário de 24 anos vai ser algo inesquecível, uma das melhores festas da sua vida, num karaokê. Ainda em 2012 você vai tirar sua carteira de direção, e vai se elevar espiritualmente no seu templo budista em maio. O quê? Não sabe o que é isso? Acredite. Vai ser inesquecível.

Além da marca de mil posts no blog. Sim. Tudo documentado. Você fala, hein?

Em 2013, bem... Em janeiro teremos uma surpresa nada legal:


Calma, não foi nada grave. Você vai ter pedras no rim. E lembra que o teacher Kiss do CNA dizia que isso doía pacas? Sim. Dói. E muito. E você vai parar no hospital. E vai ter que passar por uma cirurgia, e vai ter que ficar com uma cordinha pendurada no buraco do pinto atrapalhando seu xixi e mijando sangue por uma semana mais ou menos.

E não tenha uma ereção. Sério. Vai doer muito com essa corda "enforcando" seu bilau.

Sabe o Guilherme? Pois é, ele vai casar! Seu melhor amigo vai enfim ser encoleirado, hahaha. Mas 2013 reserva ainda mais uma viagem daquelas inesquecível. Você vai enfim pisar na terra do Tio Sam pela primeira vez.


Sim! Você vai pra Chicago, pertinho de Gary, Indiana, onde Michael Jackson nasceu. E vai ser muito legal, inesquecível e tudo mais. Só tome um pouco de cuidado com uma garota que você vai conhecer melhor na viagem, sim? Tente não se apaixonar, só isso. Pro seu próprio bem.

Em 2014 vai ser um ano que você vai passar por muitas dificuldades. Vai rolar uma crise no país e tal, a coisa vai ficar osso. Vai ser bem complicado de arranjar emprego, então já fica preparado. Mas vai ser um ano pra você aprofundar ainda mais sua crença e sua religião budista, que segue contigo nesse ano todo.

Tanto que você irá pra Cusco em 2014, no Peru, e participará da primeira cerimônia da Shinnyo-en na América do Sul:


E vai sofrer por amor o ano inteiro. E em 2015 também. Tudo por algo que começou lá atrás, em 2010. Eu disse pra você não vacilar em 2013, eu bem que te avisei... Não vai ser ruim como foi a garota do cabelo cor-de-beringela de 2006. Mas vai chegar quase lá.

Mas em 2015, mesmo sendo um ano de muitas dificuldades, e poucas entrevistas, vão ter coisas boas. Vai ter muito conteúdo bom no blog, como comentários sobre todos os filmes de James Bond e todos os álbuns de Michael Jackson. Como você vai estar bem duro, vão ter coisas pequenas, mas bastante significativas, como reencontrar a Cris, Aline e o João:


Você vai escrever um livro no blog! Vai se chamar Doppelgänger, um romance policial que você está seriamente pensando em publicá-lo em algum lugar. Vai fundo que vai ser muito, muito divertido escrever. E também um layout bem bonitão de dez anos do blog. Vai ter muitas coisas comemorativas. Até auto-retrato seu você vai fazer. Que chique!

No final de outubro você vai organizar um fórum budista no templo budista que você frequenta (o que vai ser um passo enorme) e vai conviver uma semana com uma grande amiga sua que, pasme, é de Belém do Pará, lá do norte do país, que vai se hospedar na sua casa uma semana e vai ser muito legal.

Mas fique tranquilo que é apenas amizade. Ela é lésbica, haha! Mas vai ser quase uma alma gêmea sua, de tão bem que vocês vão se dar:


E, bem, tenho duas más notícias.

O Bidu, em fevereiro de 2015, não vai suportar a luta contra o câncer que ele teve e vai partir desse mundo. E o Betão, em 9 de setembro vai partir desse mundo também, com falência nos rins. Sim, você vai ficar péssimo. Difícil de imaginar que esse dia iria chegar, né? Mas você terá a Meggie e a Lisa pra alegrar sua vida.

Eu não preciso colocar aqui em palavras o quanto esses dois acontecimentos vão te fazer sofrer muito em 2015. E vai ter muito mais coisa ruim acontecendo nesse ano, mas você ainda assim vai se mantendo firme, tomando o tempo que precisa pra se recuperar entre cada porrada que a vida te dá, mas você vai se erguer. Um a um.

Porque muitas vezes a vida é isso. Pelo menos até você chegar hoje você vai reparar que sempre depois de coisas ruins virão coisas boas. O que importa é seguir em frente. Uma das inspirações suas pra colocar o nome de "pegasus" no seu blog é o Seiya de Pégaso, personagem do seu anime favorito, os Cavaleiros do Zodíaco.



Verdade que é "apenas um desenho animado" para alguns, mas existem diversas coisas ali que você vai levar pra sempre na sua vida. Poucos são "Seiya", e menos ainda são "Pégaso". Aquele que, no anime, leva todas as surras e continua se re-erguendo. E sempre voltando mais forte. E sempre superando todos os obstáculos. Pelo amor e pela justiça.

Seguindo em frente, sempre. Queime em chamas, meu cosmo!

E fique tranquilo. São apenas os dez primeiros anos dessa jornada.

Muita coisa tá vindo por aí. ;)

PS: Você vai estar bem grisalho com 27 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas