Criacionismo de mãos dadas com a Ciência (Parte 2)

Essa é a parte dois do meu texto sobre coisas que o criacionismo acertou de acordo com evidências científicas. Antes de ler, dá um pulinho lá na parte um para uma breve explicação. Na primeira parte falei o que há em comum entre a criação do mundo de acordo com a ciência e o mito da criação no Gênesis, indo da primeiro dia até o meio do quinto dia. Vamos prosseguir da onde paramos! Chegamos a Aurora do Ser Humano!

Criacionismo -1
E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.
E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.



Acho que nós, mamíferos, somos seres incompreendidos. Talvez seja mais fácil fazer uma associação direta de pássaros com peixes e répteis, pela sua forma de procriação (por meio de ovos), do que mamíferos como nós, que também existe uma fecundação de um ovo (o óvulo) pela semente (do grego: esperma), mas o processo se dá dentro do útero e da placenta e o bicho sai do nosso corpo, e não de um ovo como é no caso dos peixes, pássaros ou répteis.

Talvez foi por isso que os escritores do Gênesis associavam pássaros como algo evoluído direto dos peixes. Mas não é bem assim. Entre os peixes e os pássaros temos anfíbios e répteis. Os ancestrais dos pássaros hoje sabemos que eram dinossauros. Existem diversos fósseis de transição mostrando como as características anatômicas dos dinossauros restantes após o evento de extinção do Cretáceo (o meteoro mexicano) se transformando, ao longo de milhões de anos, nas aves que temos hoje.

Se talvez quem escreveu a bíblia morasse na Austrália e conhecesse um Ornitorrinco, ele veria que existe sim um mamífero que bota ovos. E ele é um dos animais que chegaram até nós que possuem ligação com os mamíferos mais antigos do nosso planeta (os australosfenídeos), que sejam quase o elo perdido da evolução de répteis para mamíferos. Provavelmente se o escritor do Gênesis conhecesse um, ele faria a ligação melhor de como nós, mamíferos, evoluímos.


Ainda sobre os mamíferos, um erro grande é achar que as baleias eram tão antigas assim. Golfinhos e baleias são tão mamíferos como a gente. São animais que eram terrestres e fizeram o caminho inverso, voltando para a água. Suas pernas sumiram, a cauda ganhou remos, e o nariz subiu para acima da testa. É até bonito como um golfinho dá a luz. Outro erro que não dá pra deixar passar.

Criacionismo +1
E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.


E então os mamíferos, que tudo tinha cara de musaranho (essa é uma referência ao Pirulla, o qual eu sou fã, hahaha) dominaram o mundo. Se na época dos dinossauros, nossos tatara-tatara-tatara-tatara-tatara-tatara-tatara-tatara-tatara-vós eram meras ratazanas que não conseguiam se desenvolver por conta daqueles bichos enormes que dominavam cada centímetro do planeta, aproveitamos que um meteoro caiu ali na península de Yucatán no México e praticamente extinguiu tudo o que tivesse mais de 25 quilos e os dinos que sobraram viraram pássaros. Os mamíferos primordiais, que eram tudo parecido com musaranhos, viraram elefantes, tigres, ursos, cachorros e, claro, nós, primatas. Isso tudo levou uns 65 milhões de anos.


Aqueles bichinhos que se adaptavam a qualquer buraco do planeta, que se reproduziam por placenta, amamentavam os filhotes, se espalharam pelo planeta e foi o que a ciência já levanta como hipótese. Tudo bem que foi meio fora da ordem do que foi apresentado na Bíblia (considerando os versículos anteriores), mas foi fruto de observação e reflexão e escrito há uns oito mil anos atrás. Ainda assim o criacionismo foi bem assertivo em certos pontos. Colocarem os mamíferos como criados no último dia é bem o que a teoria da evolução nos mostra. Somos a ponta do iceberg, onde peixes, anfíbios, répteis, e aves já estavam aqui, "no dia anterior".

Um ponto legal observado por quem escreveu o Gênesis foi ter colocado a aparição de mamíferos antes do ser humano. Isso foi muito, muito acertado. Sim, no final das contas o Gênesis diz que somos fruto da evolução, mostrando que mamíferos vieram antes, ter colocado isso na ordem do que a ciência já sabe é algo bem assertivo e, por isso, darei um ponto pra eles aqui.

Criacionismo +1
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; 
e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.


Olha, partindo do pressuposto que Deus não é uma "pessoa" (como é citado em diversos pontos da Bíblia e o Alcorão), eu NÃO vou interpretar LITERALMENTE que Deus criou o ser humano à sua imagem, como se a imagem de Deus fosse parecido com o Papai Noel da Coca-cola. Deus pra mim não tem imagem, e a bíblia e o alcorão falam disso repetidamente.

Ponto.

Até porque esse versículo do Gênesis fala que criou o homem à imagem dele, e sua semelhança, e depois descreveu as qualidades do ser humano, de manipulação da natureza, caça, e de estar no topo da cadeia alimentar. Logo a semelhança do ser humano com Deus NÃO ESTÁ NA APARÊNCIA FÍSICA, e sim na capacidade de criação, reflexão, memória e planejamento do futuro.


Enfim, eu dei essa volta toda para dizer que, na minha opinião, é nesse momento que os Australopithecus surgem no discurso criacionista. Sim, a Bíblia, na minha opinião já falava isso, e vou explicar o porquê.

Quando descrevem os seres humanos a primeira característica que a Bíblia cita é a capacidade de caçar, pescar, domesticar, a agricultura, e estar no topo da cadeia alimentar. Mais ou menos nessa ordem, levando em consideração o que o versículo fala.

Acho que a grande maioria que lê isso sabe que somos primatas. E não, não viemos do macaco, nós, humanos, tivemos um ancestral em comum, e aí houve uma ramificação: os que se tornaram chimpanzés, gorilas, bonobos evoluíram de um lado, e outro evoluiu pro outro, se tornando os hominínios, que ainda tinham muitas características próximas dos macacos que citei, uma aparência muito parecida (e Tony Ramos não é o elo perdido, sem piadinhas, ok?).


Alguns vestígios apontam para um bicho chamado Sahelanthropus tchadensis (esse reconstruído com base em um fóssil acima) como sendo o primeiro hominídeo, vivendo na África por volta de 7 milhões de anos. Mããããããs apenas acharam o crânio e uns dentes aqui e ali, então fica meio difícil de dizer que ele é o "elo perdido" com certeza absoluta. Isso, como tudo o que digo aqui sobre paleoantropologia, pode mudar amanhã. Nunca se sabe. O que a ciência afirma com mais certeza, é que o hominídeo mais antigo seja mesmo o gênero Australopithecus. Como a conhecida Lucy.

Eles são aqueles que o Kubrick mostra em 2001: Uma Odisséia no Espaço. A existência de um polegar e poder usá-lo como pinça para pegar em coisas com mais firmeza, fez os bichos do gênero Australopithecus construírem as primeiras ferramentas e melhorar suas capacidades de caça. Usando as ferramentas como extensão de seus braços, ele foi obrigado a ficar cada vez mais ereto, uma vez que não era necessário se locomover com os membros dianteiros no chão: o uso de ferramentas era mais importante. Como vivia na região mais árida da África, ficar em pé sobre as duas patas lhe deram uma vantagem para ver coisas mais distantes.


E a partir daí a evolução foi se dando pela reprodução: o Australopithecus bundão, que não sabia usar ferramenta, nem caçar, nem guerrear, não trepava com ninguém e morria virgem. Já o Australopithecus que podia caçar, alimentar as fêmeas, andar de BMW do ano e pagar a conta do motel, era o que trepava mais e passava os genes para a geração seguinte. Claro que o inverso também poderia ocorrer, de uma Australopithecus fêmea filha de um grande caçador se interessar pelo Australopithecus nerd e bundão e ter filhos com o genes dela, mais fortes, também ajudando na evolução.

Os Australopithecus nerds virjão também trepavam. E trepavam muito bem, viu?

A miscigenação é muito boa para evitar genes defeituosos por conta de acasalamentos de pessoas com parentesco próximo. Criando prole com seres distantes (em questão de parentesco) criam filhos mais fortes, saudáveis.

O que importa é que era uma suruba doida, rola e buceta pra todo lado, e isso não mudou nada até hoje. Nem mesmo os motivos para se acasalar, o que mostra que nós como seres "inteligentes" evoluímos muito pouco.

Criacionismo +1
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a;
e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.


Acho que nesse momento já demos um salto. Ele continua dizendo que o homem vai caçar, e estar no topo da cadeia alimentar, isso eu já falei no discurso anterior. O Australopithecus já fazia uso de instrumentos bem rudimentares e já, de certa forma, começava a dominar a natureza. Aqui a maior novidade está no "multiplicai-vos, e enchei a terra".

O tiozinho (já falecido) que escreveu o Gênesis era realmente genial, olha só: ele presumiu que os ancestrais dos seres humanos se firmariam primeiro como caçadores (dominai sobre os peixes, aves e animais) para então começarem as grandes migrações (enchei a terra). E de facto dominaram a África, se expandindo por diversas partes daquele continente. Eventualmente começaram a fabricar os próprios instrumentos, uma coisa bem rudimentar ainda, com pedras, e aí vem o segundo destaque no texto do gênesis que dou, a parte sobre o "dominai" sobre todos os animais do mundo.

Aqui os Australopitecus, depois de séculos e milênios se multiplicando, passando seus genes, ensinando as gerações e criando soluções para sobreviver nas partes áridas da África, evoluem para os Homo Habilis (acima). Isso obviamente não foi da noite pro dia, do tipo: minha mãe é Australopitecus e eu nasci Homo Habilis. Não. Foram um milhão de anos. A maior diferença para o Australopitecus é a construção de ferramentas, de pedra lascada.



Mas você não disse que os Australopitecus usavam ferramentas, Alain?

Sim, usavam. E há indícios até que eles fabricavam antes mesmo dos Homo Habilis. Isso quer dizer que tudo o escrevi está errado? Sim e não.


Até o texto anterior tudo estava relativamente fácil, pois era mais geologia, evolução de outras espécies, mas quando começamos a falar do Homem (e aqui com H em maiúsculo eu me refiro à espécie humana, e não o ser da espécie que possui o órgão "pinto") e sua evolução, entramos no campo da Paleoantropologia. É a mistura da paleontologia (estudo dos fósseis) com a antropologia (estudo do que é criado pelas mãos humanas), e bicho, é muito, mas muito complicado.

O que eu tento aqui é tentar simplificar algo que a ciência ainda está descobrindo, pois tudo aconteceu relativamente muito rápido. Os dinossauros levaram por volta de 165 milhões de anos para que o Herrerasauro evoluísse para um Tiranossauro (e com todas as dezenas de espécies que surgiram nesse ínterim), enquanto a evolução dos primatas até chegar em nós tem por volta de 10 milhões de anos. E como o próprio Darwin prediz na "Evolução das Espécies": quanto mais tempo você vai indo para o passado, mais parecido os bichos vão ficando uns dos outros, isso vai fazendo difícil de discernir o que é uma espécie da outra (fala do Pirulla também, que eu já disse que sou muito fã?).


E adicione isso ao facto de que os fósseis que mostram a evolução de gorilas, orangotangos e chimpanzés são extremamente difíceis de se achar pois esses animais viviam nas partes de florestas úmidas e pântanos da África: os ossos dificilmente se fossilizam, são todos comidos pela terra, ao contrário do Homo Habilis, Homo Erectus e os Australopitecus que viviam em savanas, locais mais secos, e temos mais fósseis que chegaram até nós. Mas ainda não achamos o que popularmente chamamos de "elo perdido" entre nós e os chimpanzés pois os ossos viraram húmus de minhoca nas florestas quentes e úmidas da África.

Porém, se não achamos não quer dizer que não existam. Evolução tem outros diversos fatores, e aqui existe a lógica de prever que existia algo ali que não foi encontrado, mas temos certeza que existem.

Mas ainda assim eu darei mais um ponto para o criacionismo aqui pois acertaram: o homem realmente começou a dominar a natureza, caçar e se expandir pelo mundo através dos grandes fluxos migratórios. Como Homo Habilis, ainda na África, mas veremos um grande salto disso na próxima evolução, o Homo Erectus.


Criacionismo +1
E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; 
e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. 
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; 
e assim foi. E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.


Aqui tem outro aspecto evolutivo que acertaram em cheio. Ele diz que Deus se virou para o homem (que ainda devia ser nossos ancestrais na África) e disse que todas as plantas será seu alimento, e os animais também.

Isso também é uma coisa que a ciência já debate: o fato do Homo Habilis construir ferramentas não apenas para caçar, guerrear e se defender, mas também para facilitar achar comida e fazer praticamente qualquer coisa comestível.


Tirando os veganos, nossa espécie evoluiu bastante por comer tudo: abrindo castanhas com martelos de pedra lascada, praticamente todas as frutas em geral, passando por carnes de diversos animais, e até umas coisas bem danosas (ou no mínimo inusitadas) para a nossa espécie, como McDonald's, sorvete, Coca-cola, e café cagado por outros animais. Não deve ter bicho que tenha uma dieta tão variada como a nossa, e o gênesis já dizia isso quando se referia a fazer de TUDO seu mantimento. Era literalmente tudo mesmo.

A Bíblia não cita claramente sobre o fato da descoberta do fogo (e seu domínio) ter sido um aspecto evolutivo muito importante para que o Homo Erectus (acima) chegasse até nós hoje. Afinal, como diz no Gênesis: "todo animal será seu mantimento", para que isso fosse realidade o homem tinha que dominar o fogo e cozinhar, afinal cozer tudo torna as coisas bem mais edíveis (se lembrando sempre de nunca desligar "o frizá á notchi").


E cozinhar ajudava a extrair melhor tudo o que o alimento proporcionava, e essa boa dieta foi também um aspecto evolutivo importantíssimo para chegarmos no ser humano.

O Homo Erectus com fogo, ferramentas, e totalmente bípede sai da África e começa a cumprir o "multiplicai-vos e enchei a Terra". Começam os fluxos migratórios, que vai gerar os Homo heidelbergensis e posteriormente os Neandertais na Europa e eles vão se expandir por grande parte da Ásia também.

Porém na África ficaram os que ficaram dariam o último salto evolutivo. Apareceria os Homo Sapiens, também conhecido como eu, você, e sua avó, aquela Homo Sapiens!!

Próximo post vamos adentrar em... ÉVIADÃO!
Ou melhor... Adão e Eva, hahaha.

Criacionismo +0
Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.
E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. 
E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera. 

Antes, vamos fazer igual Deus, e descansar. Esses posts cansam escrever, viu? Mas eu gosto muito pois é ótimo pra estudar também. Vou apreciar a obra enquanto vocês lêem.

Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas