Bloqueio mental

Uma cancela é uma barreira física ou uma barreira mental? Na prática os ambos. Mesmo que ela seja muito fácil de se transpassar. Querendo ou não nossa mente tem bloqueios, que são coisas que nossos pais nos colocam desde muito cedo, por exemplo:

Uma ex-namorada minha tem medo de baratas. Mas dizia que, quando era pequena, pegava a barata do chão, segurava pelas antenas, e ficava correndo pela casa. O que faz uma criança sentir repulsão pelo bicho depois de crescida é exatamente isso que os pais ensinam, que é sujo, que é nojento, que é errado.

Esses dias estava indo levar minha mãe ao aeroporto, liguei o GPS no celular, pesquisei rotas no transporte público pra que eu fosse ao trabalho, e no caminho já dentro do ônibus pensei: é muito fácil conseguir espionar uma pessoa assim. Só precisa ter uns conhecimentos de computação que, com esse mecanismo, se consegue fazer qualquer coisa.

As pessoas tem medo do exército. Mas eu digo que tenho medo é do supermercado. Você pode, sem problemas, armar um exército de pessoas com apenas produtos domésticos. Existem trilhões de vídeos no Youtube que ensinam a fazer bombas caseiras (e poderosas) com coisas idiotas do dia-a-dia, como isopor. Porém o convívio com as coisas do dia-a-dia nos faz pensar que o nosso amigo isopor, todo branquinho que serve pra proteger eletrodomésticos seja apenas para impedir que a sua tevê vá para o espaço.

Estava jogando Call of Duty - Modern Warfare 2. Basicamente você é de uma brigada do exército e você invade as mais diferentes coisas em diversas partes do mundo. Para abrir portas você insere uma pequena bomba, que serve mesmo é pra fazer barulho e dar um susto, enquanto você entra, atira nos terroristas, e livra as pessoas.

Não entrando nessa paranóia, mas, o que te faz pensar que fechar a porta lhe traga segurança? O mundo é na verdade cheio desses "bloqueios mentais" que somos alvo desde os mais tenros anos. Se tiver que acontecer, acontecerá. Algo assim. Uma porta nada mais é do que um bloqueio mental, uma porta fechada por exemplo por si só já carrega um signo de "não entre" que as pessoas comumente associam.

Comentários

Postagens mais visitadas