O primeiro milagre do Papa Francisco.


Hoje eu estava matando tempo no Bing, buscando coisas aleatórias, e resolvi pesquisar sobre os papas. Comecei a fazer buscas primeiro pelo atual pontífice, o Leão XIV e fui retrocedendo a lista, obviamente com o papa Francisco logo antes. Uma das primeiras fotos que apareceram na busca foi uma daquelas bem abatido, uma das últimas que ele tirou ainda em vida. Minha próxima pesquisa foi a data da morte dele, e lembrei de tudo o que aconteceu comigo naquele dia de sua partida.

Aquela semana havia sido uma semana com um tempo bem frio. E normalmente em dias assim minha sinusite costuma atacar, com aquelas dores de cabeça bem chatinhas, nariz entupido, mas raramente evolui pra quadros de febre onde eu tenho que tomar antibióticos — pra isso eu sempre tenho um spray corticoide bem fraquinho que uso para desentupir os seios da face.

Mas eu lembro que naquele domingo de páscoa fui dormir com muita dor. Não cheguei a ter febre, nem nada, mas a dor era muito chata. Não foi das melhores noites que passei, e eu já estava considerando ir no médico, nem que fosse para entrar com algum analgésico.

Naquela segunda-feira acordei sem sentir mais dor alguma. Achei muito curioso ter passado assim, daquele jeito, sem eu ter feito muita coisa. Lembro que ainda na cama — era feriado aqui no Brasil — ao ligar a tevê vi todos os jornais noticiando a partida do argentino Jorge Mario Bergoglio, nosso "papa Chicão".

Obviamente fiquei muito triste com a partida, mas não pude deixar de associar a cura da minha sinusite com aquilo — se é que eu posso chamar de sinusite, pois ainda era apenas aquela dor de cabeça chata na face. Mas não botei muita fé nesse associação. Não postei em nenhum lugar, não comentei com ninguém o que achava, mas o fato de eu ignorar essa cura era pois na minha cabeça haviam dois motivos principais:

O primeiro era que era algo muito trivial. Acho que se fosse uma cura pra um câncer, ou alguma doença mais séria, incurável, e mortal, poderia chamar daquilo como uma intercessão santa do Papa Francisco. Mas era apenas uma dor de cabeça de sinusite. Na minha cabeça devia ser apenas uma coincidência das datas se coincidirem.

O segundo motivo é que eu não sou católico. Não sou nem mesmo cristão. Sou budista, e naquele ano de 2025 já faziam quinze anos desde que eu havia começado no caminho budista. Não acho que um papa, líder da igreja católica, ao partir desse mundo se preocuparia com um brasileiro que foi dormir com dor de sinusite com tanta gente precisando mais de milagre do que eu — que nem católico sou mais.

Mas sei lá, na minha cabeça gosto de pensar que foi o primeiro milagre do Papa Francisco. Mesmo ele não sendo meu pontífice, eu gostava muito dele. Não apenas o carisma por ele também ser latino, mas também é difícil encontrar alguma atitude dele que não fosse admirável. Não quer dizer que ele foi um ser perfeito em seu pontificado do começo ao fim, mas por ter essa proximidade, e essa simpatia pela sua pessoa, era fácil ver a humanidade ali nele.

Infelizmente, como disse não tenho nenhum registro que prove que eu tava com sinusite, ou algo que endosse isso como um "milagre", exceto meu testemunho pessoal que não vale muita coisa. Mas hoje, fazendo essa pesquisa pra passar o tempo, lembrei disso que se passou comigo, e lembrei também que nunca registrei isso em lugar nenhum.

O papa cujo primeiro milagre foi me curar da dor de cabeça da sinusite no dia em que ele partiu desse mundo. Pelo menos pra mim, foi ali que ele virou um santo.

Comentários

Postagens mais visitadas