Livros 2022 #6 - Sobre a terra somos belos por um instante (2021)


Leiam livros. Leiam todos os tipos de livros. Pois o mundo que se abrirá com uma leitura é sempre infinito e libertador. E quanto mais eu tenho acesso a obras como essa, mais eu tenho certeza disso. O livro do mês passado no clube do livro foi "Sobre a terra somos belos por um instante", do poeta vietnamita-americano Ocean Vuong.

Apesar do livro ser prosa, existem muitos elementos da poesia embutidos nele. E embora meus professores dissessem que tentar colocar versos em prosas é algo muito estranho, pois rimas causam ecos na prosa, e versos causam muitos flashes em quem lê, mesmo com todos esses erros da "cartilha da boa escrita", eu ainda acho que vale a pena dar uma olhada nessa obra.

Não acho que ele seja um grande autor de prosa. Muitas vezes é uma escrita cansada, são muitos elementos, nem sempre bem encaixados, que causam estranheza no meio de parágrafos. O que salva mesmo são os temas que são ótimos: vão desde uma mensagem anti-guerra incrível, mostrando o quanto um conflito pode deixar marcas que serão levadas por gerações, como a descoberta da própria sexualidade gay, e o racismo e pobreza inerentes na sociedade estadounidense.

Existem uns capítulos com uma escrita mais livre, onde ele cria versinhos misturados com prosas, que é uma das coisas mais geniais que li na vida. Ele é um grande poeta, e vê-lo mostrando toda sua habilidade em um terreno que ele domina, é uma joia dentro desse livro.

E, embora eu suspeitasse enquanto lia, descobri no dia da reunião do clube que é bem autobiográfico. Fica um choque, e ao mesmo tempo uma admiração imensa por poder ter acesso a tanta coisa boa — que foge muitas vezes da nossa realidade, mas que nos enriquece muito, e nos faz agradecer por ter tido acesso a um livro tão bom!

Comentários

Postagens mais visitadas