Primeiras impressões do Kindle


Esse post bem que poderia ser uma publi, e aceitaria de bom grado um voucher para comprar uns livros, haha! Mas dei pra mim de presente mês passado um Kindle. E vou dizer que a única reclamação que eu tenho sobre é: por que eu não comprei esse bichinho antes?

Eu tinha muito receio sobre o quão confortável para leitura o Kindle devia ser. Até que uma amiga do clube do livro me mostrou o dela, e eu achei a tela claríssima, e mesmo sem a luz interna eu conseguia ler sem problemas. Parecia mesmo uma página de um livro! O segredo talvez esteja no LCD branco, similar ao de calculadoras, mas com uma definição ótima, fazendo as fontes mesmo no tamanho menor, parecerem todas bem delineadas.

Já terminei um livro, e estou na metade de outros dois simultaneamente. Além da praticidade de poder carregar uma biblioteca em 205 gramas, gosto muito de poder consultar o dicionário/wikipédia só apertando na palavra que tenho dúvida, e, claro, ler na cama antes de dormir sem precisar ligar a luz. Tem dia que eu até leio deitado pronto pra dormir, e isso é muito bom!

Tinha dúvidas se ele não seria muito grande para carregar no bolso, mas ele é do tamanho mais ou menos de um celular atual, cabe tranquilamente! Um pouco maior de largura só, mas não impede de caber no bolso. Comprei inclusive uma capinha vermelha (minha cor favorita) pra protegê-lo, mas achei que a capinha auxilia muito na hora da leitura, pois fica parecendo um livro nas nossas mãos, é um detalhe que não parei pra pensar antes.

Acho que a maior dificuldade é na hora de folhear. Eu folheio muito o livro enquanto leio, e se o livro é difícil, eu folheio o triplo, voltando as páginas para rever alguns detalhes ou entender algo. A resposta parece meio lenta para passar as páginas, mas ontem (10 de agosto) saiu uma atualização que eu sinto que melhorou significativamente a performance dele, gostei bastante! Mas sinto falta de ter uma maneira mais rápida de folhear — o que talvez eles compensem com as funções de busca e marca-páginas.

E nessa minha mania de folhear, eu me perco muito na hora de retomar da onde parei. Não achei ainda se tem uma função que volta pra página que eu parei, eu ainda tô boiando um pouco. Para voltar na página que eu estava eu tenho que voltar pra tela da biblioteca, clicar no menu do livro, e mandar abrir a última página lida. Acho que deve ter uma maneira mais prática de se fazer isso, eu só não achei ainda.

O Kindle também tem uma resposta um pouco mais lenta que as telas dos celulares. Digitar uma nota é um sufoco, tem que ir lento, letra por letra. Mas, novamente, nessa última atualização melhorou bastante a digitação. E eu marco muito os livros e faço muitas anotações! Não sei se essa resposta lenta é proposital para economia de energia, ou algo do gênero, pois de facto a bateria é maravilhosa, eu passo literalmente horas lendo, e não chega a mais de dez porcento gasto da bateria.

Não sei é apenas pelo meu kindle ser o último modelo lançado, mas eu ainda consigo comprar livros pelo próprio aparelho. Conversando com amigas que possuem versões mais antigas, elas têm que comprar pelo site da Amazon e lá do site mandar o arquivo para o Kindle. Entendo que eventualmente tenham questões de seguranças que foram ficando obsoletas, e não duvido que no futuro possa acontecer com o meu modelo de décima primeira geração.

A praticidade sem dúvidas é o maior atrativo! Como eu disse, acho muito confortável ler nele, e já estou lendo outras obras, tanto compradas direto na conta, como emprestadas do Prime Reading. Ainda não testei o Kindle Unlimited — muito porque vi o catalogo e encontrei muito mais merda do que livros que valeriam a pena — mas essa sacada de pegar emprestado gostei bastante! Quem sabe quando aparecer uma promoção boa eu não testo o Kindle Unlimited?

Acho que faz tempo que não compro algo que vai de encontro com minhas expectativas. Eu já fico pensando no porquê de eu não ter comprado antes, pois tudo é muito prático, e eu que sempre li muito, parece que estou lendo ainda mais! 

Comentários

Postagens mais visitadas