O retrato de minha mãe.


Minha mãe adora minhas artes, e muitas vezes enquanto pintava alguma mulher morena como ela, ela sempre perguntava: sou eu? Depois de muitos anos frustrada, resolvi criar vergonha e fazer um retrato dela! Uma arte que deveria estar terminava ano passado, exceto por um fator crucial para nós, artistas: falta de inspiração.

E foi isso o que eu senti que me bloqueava toda vez que olhava para a pintura sendo feita. Acho que comecei por volta de dezembro do ano passado. Porém, como alguns já me conhecem, duas épocas que eu fico muito depressivo são: meu aniversário e réveillon. E réveillon acho ainda pior, pois junta calor do verão, o que me deixa muito irritadiço, então tudo desanda.

Mas eu não ia desistir. Já tinha feito grande parte do fundo, um fundo com efeito desfocado que é relativamente difícil de se fazer, e eu queria praticar a técnica. Guardei na prancheta, deixei uma folha por cima pra proteger do pé, e ficou lá. O ano virou e eu ainda não tinha retomado o desenho.

No começo do ano eu ainda estava meio mal. E ainda peguei Covid no final de janeiro, o que me deixou ainda mais desmotivado. Meu desenho simplesmente travou, até o dia em que participei da live da Marina Perrenoud, uma amiga que fiz no Instagram, uma grande desenhista o qual eu sou fã de carteirinha das artes dela.

Numa live dela onde ela desenha sugestões que as pessoas mandam via Instagram, desabafei com ela o quanto eu estava travado no desenho. Sem inspiração, sem ânimo.

E ela comentou algo que vou guardar comigo, e tentar me lembrar disso quando me sentir assim: "Lembrar de como desenhar é divertido, de como era prazeroso quando era criança. Fazer um desenho que me preencha, que seja o que eu quero, não dentro de alguma regra ou por obrigação. Voltar a desenhar de maneira livre, coisas que preencham o coração. Revivendo o prazer que é desenhar, a inspiração virá depois desse processo".

E depois de reviver o Alain criança que adorava um papel e um lápis, o desenho destravou, e mais tarde consegui retomar a pintura da minha mãe. Pena que não saiu pro dia das mães, mas ela ficou muito feliz quando viu o resultado! Enfim ela vai parar de me encher o saco, kkkkkkk.

E por fim, essa é a foto que eu tirei dela em 2010 que usei como base:

Comentários

Postagens mais visitadas