A necessidade do parceiro em nossa espécie.

Talvez a nossa maior característica seja ser um bicho social. Ter uma companhia é algo imprescindível para nossa sobrevivência e bem estar. Talvez ajam pessoas que vivem sozinhas, mas será que a pessoa consegue viver ao máximo sua existência na solidão? Pois nossa espécie está há milhares de anos convivendo em grupo, desenvolveu uma necessidade e uma habilidade inata em conviver com outras pessoas, especialmente tendo parceiros. E juntos, evoluírem.

Creio que lá atrás, quando estamos na puberdade ou na adolescência, é que essa necessidade de encontrar um parceiro vai emergindo. Talvez disfarçado pela curiosidade de saber como é beijar ou copular, está a necessidade de se criar vínculos duradouros com um parceiro. Vínculos familiares ou amizades são obviamente importantes, mas aqui quero focar no vínculo matrimonial, independente da pessoa ser hétero ou homo. O importante é se ter um parceiro, seja qual for sua preferência.

Existe o conceito de "desenvolvimento humano", onde pessoas aplicam diversas variáveis econômicas para medir o quanto cada indivíduo pode desenvolver suas capacidades econômicas, educativas, e de bem-estar. Quanto mais alta, melhor é o meio que esse humano tem para progredir. Mas existe também o aspecto psicológico, como a pessoa ter acesso à lazer, liberdade e, claro, ao amor. É nesse último que quero me debruçar nesse texto.

Eventualmente por conta de como nossa sociedade é construída, é difícil para pessoas encontrarem parceiros. A sociedade é muito complexa, existem diversas variáveis quando buscamos um parceiro na vida, e muitas vezes acabamos colocando diversas muralhas sobre essa escolha. Deixamos de sequer tentar encontrar alguém para partilhar a vida pois achamos que não somos capazes, ou não temos nada a oferecer.

Mas quando encontramos essa pessoa, vemos o quanto isso adiciona. Que existe um motivo bem forte para que as pessoas busquem um parceiro. E que quando encontram, suas vidas ficam completas e proveitosas.

Eu não acredito nessa de que "temos que estar bem com nós mesmos sozinhos antes de encontrar alguém", como eu já discuti aqui. Isso é uma enorme besteira. Não temos como ficar bem sozinhos, isso é uma coisa que vai contra o que somos como espécie. Não somos ursos, gambás, ou ornitorrincos, onde o que os une é serem bichos individualistas. Somos primatas sociais. Vivemos sempre ao lado de alguém, isso é algo que nossa espécie tem feito há milênios, não vai ser um storie de Instagram que vai mudar isso. E buscar essa pessoa para dividir a vida conosco não é apenas algo inevitável, como nos leva a um outro patamar, aprimoramos a nós mesmos como humanos quando temos um parceiro.

Quando estamos com alguém parece que conseguimos viver tudo o que nos faz ser humanos em nossa totalidade. Quando abraçamos e somos acariciados, nosso corpo reage liberando diversos hormônios de bem estar que nos fazem viver mais. Quando temos alguém preocupado conosco, sentimos coragem de dar passos além em nossas trajetórias, pois tem alguém que é nosso porto seguro. Quando fazemos sexo, especialmente quando há um sentimento, existe a vontade de estreitar ainda mais os laços com essa pessoa, talvez seja por isso que hoje o sexo é muitas vezes a porta de entrada para início de relações.

Enfim, dei essa volta toda pra dizer que: não fique se preocupando em tentar "viver sozinho" para achar um parceiro/a. Ninguém foi feito para viver sozinho, vamos admitir essa nossa fraqueza, e ir atrás de alguém que nos complete. Quando a gente experimenta a primeira vez, entende que não consegue mais viver sem mais aquilo. E nem falo apenas de sexo, abraços, ou beijos. É o conjunto todo. É construir relações, é confiar em uma pessoa, é dividir a vida com alguém especial.

Robôs são bons para cálculos matemáticos. Mas nós somos bons em criar relações, afinal estamos fazendo isso há milênios a fio.

Antes eu tinha uma consciência de que essas pessoas que "não conseguem ficar sozinhas" eram fracas. Mas isso não tem nada a ver. É algo inerente à nossa espécie. É como não usar fogo para cozinhar, ou não fazer rituais funerários. Essas coisas fazem parte da nossa espécie. Sozinhos não conseguimos exercer nossas capacidades ao máximo. Casais podem eventualmente não ter filhos, mas é praticamente impossível que você verá alguém que conseguiu chegar longe sem ter um parceiro. 

Ter relacionamentos sempre nos levarão a ter uma visão de mundo, e nos farão amadurecer. Ter o coração preenchido quando estamos com uma pessoa especial é como um mecanismo de recompensa do Homo Sapiens: só chegamos aqui por causa disso. E tudo bem! Vamos aceitar isso e deixar de mexer com nossa natureza. 

Ter um namorado/a é uma coisa muito legal. Nunca negligencie isso, ou deixem que diga que isso não é o certo. Não tente buscar dentro de você o que te completa, pois tudo o que nos adiciona é o que vem de fora.

Comentários

Postagens mais visitadas