Livros 2022 #7 - A hospedeira (2008)


Vamos de best-seller! Faz tempo que não lia um. Minha amiga Naiara me emprestou "A hospedeira", livro da Stephenie Meyer, a mesma autora da série Crepúsculo. O livro virou um filme em 2013, estrelado pela incrível Saoirse Ronan. Um livro que mistura ficção científica com romance, tudo isso em um mundo pós-apocalíptico onde a raça humana está sendo escravizada por seres alienígenas.

O livro conta a estória da alienígena chamada Peregrina (Wanderer, em inglês). Sua espécie invadiu a Terra e domina a mente e corpo das pessoas, implantando as almas de seres de outros planetas. A Peregrina acaba caindo no corpo de Melanie Stryder, uma garota que é da resistência humana.

Os alienígenas tentam fazer com que a Peregrina entre na mente da Melanie para encontrar os focos de resistência humana, mas ela não consegue. Então elas são soltas no mundo, e resolvem por si mesmas irem atrás das respostas, incluindo encontrar os humanos amigos e o namorado de Melanie, o Jared.

Gostei muito. Acho que a autora tem um grande talento em descrever sentimentos e dilemas das personagens. Muitas vezes me via pensando no que a protagonista faria naquela situação, considerando que o livro é todo narrado em primeira pessoa. Constantemente as duas conversam na mente, altos papos entre a Melanie e Peregrina, e a gente consegue ver muito a diferença da personalidade das duas, é bem interessante.

O facto de usarem extraterrestres achei muito interessante, pois abre espaço pra muita criatividade. Não são aliens que são maldosos e cruéis. Eles querem escravizar todos os seres humanos? Querem. Mas a Peregrina não consegue suportar violência, tortura e mortes, por exemplo. Ela é muito sensível com isso e chama nossa espécie de uns selvagens. Também há capítulos em que ela conta como funciona a espécie dela, onde ela compartilha os valores, como é a vida, e as particularidades de seus semelhantes. 

Eu tive muita dificuldade com os nomes dos personagens. Toda hora eu trocava Jared pelo Jamie. Não sei se foi pelo facto da edição que eu ter lido tenha sido a edição lançada com a capa do filme: eu via esses dois caras e ficava me perguntando se eles eram fulano ou sicrano. Pelo menos até metade do livro eu achava que eram dois caras, mas depois de ver o trailer, vi quem era quem. E estranhei bastante, pois um deles não é tão relevante até pelo menos a primeira metade do livro. Mas depois ele vira alguém realmente importante na história.

Achei o livro com alguns trechos muito arrastados, onde nada ou muita pouca coisa acontecia. Eram partes bem chatinhas, principalmente ali por volta da página cem. Conversando com a Naiara ela me disse que também sentiu essa parte bem cansativa também. Acho que a intenção da autora foi muito boa, passar a maior quantidade de sentimentos e sensações, mas chega uma hora que fica muito tedioso e chato.

O que importa é que Stephenie Meyer escreve muito bem. Acho que a escrita dela é muito requintada e detalhista, ela sabe muito bem como contar uma boa estória. Um livro muito divertido, que valeu a pena se entreter nesse mundo doido que ela criou! Acho que contando toda a estrutura, a história flui de maneira muito boa, mesmo com os capítulos onde as coisas são meio arrastadas. Adorei as personagens, principalmente a Wanda (o apelido que dão para a Peregrina) com toda sua curiosidade, insegurança e maturidade, contrastando com a impulsividade da decidida Melanie. Foi uma sacana muito boa.

Apesar do livro ser muito bom, parece que o filme foi meio que um fiasco, mesmo tendo a Saoirse Ronan no papel principal. Uma pena! Eu mesmo de ver o trailer já fiquei revoltado em ver quanta coisa que mudaram do livro. Se achar em algum lugar passando, tentarei assistir pra ter uma opinião.

Comentários

Postagens mais visitadas