Dentro de suas imperfeições, você foi perfeito.



"Ser um filho é poder realizar o que nossos pais não puderam. É como uma centelha de futuro, uma esperança que é depositada em nós, dos que vieram antes, para se continuar uma caminhada.

Ao mesmo tempo, como filhos temos que entender que nossos pais não são perfeitos. Oferecem-nos o que é possível, nos protegem enquanto podem, e nos marcam por toda nossa existência.

Pai, eu também não fui um filho perfeito. Sei que ainda tenho muito a aprender e crescer, sou um ser cheio de defeitos e algumas qualidades. Mas imaginar que o senhor não estará mais aqui, por mais que soubesse que um dia o senhor fosse partir, me causa muita tristeza.

Sinto falta de tudo aquilo que não vivemos. Como se a ausência fosse um vazio duplo: uma vontade de poder ter construído mais memórias contigo, e ao mesmo tempo um sentimento nostálgico daquilo que não pudemos realizar.

Apesar desse vazio, meu coração está preenchido por todas as memórias que construímos. Todas as vezes em que ele, por meio de seus exemplos, nos ensinou o valor da honestidade e da determinação mesmo em meio a dificuldades, são valores que me tornaram quem eu sou hoje.

O senhor se esforçou para dar uma educação que poucos poderiam ter acesso para minha irmã e eu. Estudando no colégio, e posteriormente nos graduando em universidades, nos cursos que desejávamos, respectivamente. Sinto que todo seu amor por nós pode ser exemplificado nessas conquistas.

Dentro do que o senhor pôde oferecer, sei que tudo foi repleto de sinceridade. Mas hoje tenho a certeza de que, mesmo que a perfeição não exista, tanto os acertos como os erros me tornaram quem eu sou hoje.

Com sua partida quero passar uma borracha em todas as brigas, discussões, e embates que tivemos. O senhor parte desse mundo, mas o que deixa em meu coração são todas as lembranças, ensinamentos, e a inspiração para seguir meu caminho com a cabeça erguida para dar o passo além, dando continuidade a tudo o que o senhor não pôde terminar, e a esperança que depositou em todos nós. 

Não podemos mudar o passado. Por mais que eu pense em todas as coisas que poderiam ser diferentes, tudo não passa de apenas um exercício mental. Será que eu seria o homem que eu sou hoje se as coisas tivessem sido diferentes? Não saberemos nunca. 

Mas sei que, o que me faz ser quem sou hoje é graças a tudo o que o senhor me ofereceu. O senhor não apenas cresceu na vida, criou uma família linda, educou seus filhos, amou sua esposa, como deixou um legado para o futuro que todos nós levaremos. Mesmo que no presente tudo o que sintamos hoje é tristeza com a sua partida.

A verdade é que dentro das suas imperfeições, o senhor foi um pai perfeito".

----------

Esse texto escrevi no último domingo (25) depois de chegar do funeral do pai do meu melhor amigo. Durante as semanas que o pai dele foi internado, tentei estar presente o máximo que pude, mesmo tendo deixado a desejar em diversos momentos. Ele pediu para que eu escrevesse alguma coisa para ele publicar nas redes sociais, e fiz com bastante carinho isso. Ele tinha uma relação com pai muito parecida com a que tenho com o meu. E escrevi esse texto tentando me colocar no lugar desse meu amigo, tentando imaginar aquele mix de sentimentos que ele me descrevia em nossas conversas, e ao mesmo tempo escrevendo com um carinho como se fosse para o meu próprio pai.

Comentários

Postagens mais visitadas