Escombros do passado.

Guardava muitas lembranças boas daquela época de estagiário. É verdade que eu ganhava muito pouco, mas na época me orgulhava por ter montado meu computador com aquele salário miserável. Foi ali que meu chefe — e um dos poucos que se tornaram meu amigo — me fez derrubar lágrimas quando ele foi demitido. Um lugar onde se dizia basear no altruísmo, era apenas mais um dos muitos lugares onde o quadro de funcionários era tão rotativo que meu chefe disse que lá havia sido um lugar bom de se trabalhar. No passado.

Esses dias enquanto passava por ali de ônibus vi uma banner com um contato de uma demolidora. O prédio estava todo trancado, não parecia haver ninguém. No domingo (6) ao passar novamente de ônibus já vi as redes hasteadas para a demolição eminente que se iniciaria.

É verdade que faz mais de dez anos que eu trabalhei lá. Um trabalho bastante ingrato, pois eu recebia quase seis ou sete vezes menos que meu chefe, e eu assumiria o trabalho dele. Era época de monografia, e eu queria terminar minha faculdade a qualquer custo. Eu nunca havia sido reprovado em nenhuma matéria na minha vida escolar, e ali havia adquirido a primeira repetição.

Mas minha nova chefe não estava nem aí. Eu tinha que entregar o trabalho. Ela mesma me dizia que eu faria muita pouca coisa com meu diploma. Ironicamente, até hoje não fui até a faculdade buscá-lo.

A demissão não demorou a vir. Todo funcionário ali era descartável. Via gente com anos de carreira ali deixando a firma, somente ficavam mesmo os gerentes e o presidente. Descobri anos mais tarde que o que me fizeram era ilegal, que eu deveria ter um aviso prévio de trinta dias. E talvez aquela bonificação que eu assinei que recebia era um trocado que me davam para calar a boca, mesmo sem eu saber.

Mas não quero esquecer as coisas boas. O horário de ir embora não era apenas de muita espera, mas o caminho eu adorava fazer. Ver as luzes ali na Rua Olímpiadas à noite era a coisa mais linda do mundo, com o shopping de um lado, e o hotel cheio de luzes do outro. O cheiro gostoso do mercado, e o ar fresco do ar condicionado direcionado na rua.

Um dia desses vou refazer esse trajeto! A cidade ficou tão diferente depois da pandemia.

Comentários

Postagens mais visitadas