Livros 2022 #28 - O quebra-nozes (1881)

Vamos no clube do livro de... clássico natalino! E o escolhido esse ano foi "O Quebra-nozes", do alemão E.T.A. Hoffmann! Adquiri o texto original, uma adaptação linda da editora Pé de Letra, que tomou todo o cuidado para que a história fosse compreendida pelo principal público alvo: o infantil. E estão de parabéns! Um livro que me emocionou a ponto de chorar umas quatro vezes, realmente mexeu comigo, foi uma coisa doida.

Somos apresentados à família Stahlbaum, o pai e a mãe, e os filhos Luise e Fritz, e Marie, a protagonista. Aguardando a chegada dos presentes na noite de Natal, e serem frustrados com um castelo que fora construído pelo padrinho Drosselmeier, Marie se encanta com um boneco de madeira com uma cabeça bem grande e dentes bem fortes — um Quebra-nozes — e depois de ouvir sua história, e ver o boneco sendo quebrado pelo seu irmão, ela decide passar uma noite protegendo o soldadinho. Mas é então que ele cria vida e Marie embarca num mundo de fantasia!

Talvez seja um livro difícil para nós adultos lermos. Não somos o público-alvo dele. Mas acho que vale a pena despertarmos a criança interior nossa, e nos deixar viajar nessa linda história! Lermos como crianças mesmo, imaginando tudo, maravilhados com todas as coisas extraordinárias que nos são apresentadas.

Acho que consegui aproveitar muito mais depois que abri minha mente dessa maneira!

Hoffmann é um autor muito visual. Suas descrições simples e diretas facilitam muito na hora de imaginarmos os cenários na nossa cabeça. Ao mesmo tempo existem passagens muito dramáticas, e eu sempre me emocionava quando a Marie ou outra criança se entristecia! As partes heróicas são também lindíssimas, com a clássica luta entre o bem e o mal.

Elementos de fantasia são coisas essenciais, e muito presentes na literatura desde sempre, seja de adultos ou de crianças. Mas no caso das crianças esses elementos fantásticos, como um Quebra-nozes que ganha vida, ou um rei rato de sete cabeças, serve como um excelente atrativo para prender a atenção das crianças enquanto ensina alguma lição no decorrer da obra.

Talvez nós no Natal esqueçamos o real significado dessa data. Que não são apenas presentes, recesso de trabalho, ou ceia de Natal. É acima de tudo um tempo de esperança, de fé, e acreditar que as coisas vão melhorar e dar certo depois de um ano inteiro batalhando por isso. E acho que nesse sentido o livro consegue passar muito bem esse elemento natalino! Uma grande inspiração de fim de ano, seja para as crianças, seja para nós, adultos.

Comentários

Postagens mais visitadas