Minha introdução à Taylor Swift


Eu tenho muitas amigas que adoram a Taylor Swift. Dela eu só recordava de "Love story", que eu lembro que ouvia muito nas paradas de sucesso, mas aí eu meio que me desliguei na época e nunca mais ouvi. Quando saiu ano passado seu mais novo álbum, Midnights, resolvi dar uma chance para saber qual é a da loirinha. E fui fisgado.

A primeira vez que ouvi Midnights de cabo a rabo eu lembro que achei muito igual. Mas não posso negar que achei muito contemporâneo, afinal hoje em dia esses sons sintéticos andam muito em voga. Talvez influência dos lo-fi que o Spotify amplificou em escala mundial. Curioso que o que muita gente critica a Taylor Swift alegando que ela "é sempre muito igual", mas como um swiftie novato, que ainda está conhecendo, eu concordo e discordo.

Uma coisa que eu percebi conforme a Taylor Swift foi amadurecendo, foi ela acolhendo influências musicais, mesmo que tenha que mudar totalmente para produzir algo naquele gênero. Vamos pegar aqui a evolução de "Lover", "Folklore", e "Midnights":

"Lover" tem uma pegada soft pop muito forte, as músicas têm todas uma ambientação meio etérea, como se fossem canções leves, flutuando no ar, quase como se fosse algo divino. Já "Folklore" é o supra-sumo do acústico, abandonando totalmente o estilo anterior, e se dedicando a músicas com fundo de instrumentos quase puro, vocais super claros, e simples, mas nunca medíocre. É muito difícil fazer isso. Vou pular "Evermore" porque não tenho uma opinião formada e ir direto ao "Midnights", que novamente muda o estilo, não tem nada a ver com os outros dois, e traz um synth-pop, um som alternativo, batidas abafadas, eletrônico lo-fi, e nada parecido com que se ouviu antes.

Concluí que, se você analisar álbuns isoladamente, você verá padrões, e pode achar tudo meio igual. Especialmente nos mais recentes dela. Acho isso um ótimo sinal de maturidade musical, um vanguardismo incrível da loirinha (já tô íntimo), quase como se cada era pudesse ser delimitada. E quando comparamos todas as obras dela, não há nada de igual, cada álbum é diferente, o que influencia um não sai no outro, e por aí vai.

Sabe quem fazia isso MUITO bem? Michael Jackson, hahaha. Você vê lá claramente que "Off the wall" é uma pegada late-disco, "Thriller" abusa de sons sintéticos que viraram marca dos anos 80, e "Bad" já aponta para o futuro usando a percussão marcada e destacada, muito usada nos anos noventa.

O que mais me impressiona é como ela é uma compositora de mão cheia pena que não posso dizer o mesmo no Michael. Eu fico lendo as letras, são palavras tão bem colocadas, esbanjando significados, muitas me emocionam profundamente. São coisas que mexem mesmo com a gente, e quando a gente vai lá ver quem escreve as músicas, é sempre ela mesma! Claro que existem colaborações, mas não acho que ela tenha lançado músicas que não tiveram ela como autora ou co-autora. E isso é incrível!

Como sou novato, não peguei os álbuns dela antes da confusão toda com as masters, que a obrigou a regravar tudo, criando as "Taylor's version" dos seus primeiros sucessos. Mas mesmo eu, sem nenhum conhecimento prévio, acho que as versões dela atuais estão infinitamente melhor que as antigas. Maturidade da artista, né? A gente consegue ouvir nos vocais dela antigos — embora ótimos — algo que ainda pode melhorar, talvez um agudo um pouco maior por conta da voz ser mais jovem, ou mesmo aquela pitada de personalidade que ela deu nas regravações. Não consigo ouvir as versões antigas, mas não acho que tenho a habilidade de diferenciar as versões antigas das "Taylor's version".


Muitas me pego cantarolando sozinho, e não vou negar que meu favorito é o Midnights. Em menos de um ano ouvindo Taylor Swift acho que não tenho como negar que estou bem viciado. Quando vi pelo Stats for Spotify (acima) que a Taylor em tão pouco tempo já virou a artista que eu mais ouvi, fiquei chocado. Nunca pensei que alguém poderia destronar o Michael. E isso considerando que têm três Michaels lá: The Jacksons, Jackson Five, e o Michael Jackson solo.

Cheguei a conclusão de que quem não gosta da Taylor Swift é quem nunca a ouviu. Eu fui totalmente fisgado por sua arte, e só aceito. Mas não me venha com perguntas difíceis, pois, como eu disse, sou noob em matéria de swiftie! Não conheço tudo, ainda tem coisa que eu não ouvi, mas posso afirmar que já virou uma das artistas que mais gosto.

Comentários

Postagens mais visitadas