O leilão de animais.


Em agosto fui visitar meus avós no interior. Todo ano minha avó Maria organiza uma quermesse na paróquia lá da onde ela mora. Tem muita música boa, tem baile, tem comidas excelentes, e muita gente frequentando. Mas como é uma cidade do interior, tem coisas que não conseguimos imaginar aqui na cidade grande, como leilões de animais. Pessoalmente não gosto de assistir essa parte, mas vi na minha frente esse moleque da foto, em prantos olhando pras vaquinhas sendo leiloadas.

Eu estava ali na mesa que minha família tinha reservado, almoçando. Como eu já estava satisfeito, estava apenas beliscando a comida ali. O show do cantor sertanejo já havia passado, e era a hora de começarem o leilão dos animais. Uns caminhões com o gado aparece, todos de doação, e aí os animais vão sendo expostos e os lances vão sendo dados, até sair o vencedor.

Talvez as pessoas que lêem esse blog, que morem em áreas urbanas achem isso no mínimo estranho, pra não dizer cruel. E mesmo pra mim era uma coisa que me desagradava, mas a história que ouvi de uma senhora enquanto conversava ali me fez entender como um leilão de gado desses na verdade pode ter um fim bem altivo:

Essa senhora tava me falando que ela tinha uma vaca na pequena chácara dela. E ela amava essa vaca, cuidava dela direitinho, todas as vacinas em dia, e sempre aproveitava o leite dela, tanto pra consumo próprio, como também conseguir uma pequena renda extra com o leite e queijo vendidos pra fora. Só que aconteceu algo na família dela, e ela se viu obrigada a vender a vaca que ela tanto amava pra custear esse problema. E desde então ela estava sem sua única vaca.

E foi justamente nesse leilão que o filho dela, de presente pra mãe, comprou uma vaca pra ela. Mesmo a gente só se conhecendo ali naquele momento, pude ver a felicidade estampada no rosto daquela senhora! Ela deu pulos de alegrias, e em lágrimas abraçou o filho!

Então não necessariamente o gado ali leiloado é para ser abatido e virar carne moída. Existem também casos como o dessa senhora, que precisam e querem aquele tipo de animal em sua propriedade pra necessidade própria. Fiquei muito grato por ter me deparado com essa história, me ajudou a olhar isso por outra forma.

Mas voltando ao moleque da foto: ele chega não piscava. E não dá pra ver por conta da resolução da foto, mas ele estava com os olhos vermelhos, inchados, e se derretendo em lágrimas. Entendo que talvez pros responsáveis dele aquilo seria um negócio comum, por se tratar de interior. Mas acho que não custava nada olhar pro lado e ver a criança ali passando mal de chorar olhando pras vaquinhas e, sei lá, levá-lo pra dar uma volta, conversar com ele, ou algo do gênero.

Sei lá também, não sou os pais daquela criança. Apenas talvez seria o que eu faria numa situação dessas. Não tô aqui pra ensinar ninguém a ser pai ou mãe. Cada um, cada um.

No entanto, me marcou ver o estado do moleque. Espero que ele esteja bem, de certa forma.

Comentários

Postagens mais visitadas