Livros 2024 #6 - Clube do livro dos homens (2019)


Acho que muita gente sabe que eu participo de um clube do livro. Mas eu participo lá como uma exceção no meio de apenas mulheres — o que agradeço pela acolhida, e ao mesmo tempo continuarei a honrar essa oportunidade. Nunca senti falta de outras presenças masculinas, pessoalmente tenho poucos amigos homens, me sinto muito melhor com mulheres ao meu redor. No entanto, ao ver o título desse livro me despertou uma curiosidade imensa de saber do que se tratava.

O livro conta a história de um casal fictício, Gavin e Thea. Ele, jogador de beisebol e gago, e ela a esposa de um esportista profissional, com duas filhas gêmeas para cuidar. Depois de tantos anos ela cansa de fingir que tudo está bem. Exausta, cansada, desmotivada, ataca aquela parte sensível do ego masculino, admitindo que nunca teve um orgasmo com seu marido na cama, o colocando em uma crise gigantesca — Thea quer o divórcio.

É uma obra de comédia romântica bem leve, um roteiro desses que cairia redondinho para se transformar em filme! Eu acho incrível como a autora Lyssa Kay Adams fez um livro com personagens masculinos que encarnam todas as nossas fraquezas: a impotência que sentimos quando encaramos um problema, a quinta série eterna que habita em nós, e a impulsividade que nos fazem fazer escolhas ruins. E ao escancarar isso com bastante humor, mas sem deixar de mostrar o quanto de sofrimento é despendido para amadurecer, nos fazem refletir como podemos ser homens melhores para nossas parceiras.

Os homens são uns idiotas. Ficamos reclamando que as mulheres são misteriosas e tal e que não temos como saber o que elas querem… E, com isso, destruímos relacionamentos, porque nos convencemos de que é difícil demais entender nossas parceiras. Mas o problema na verdade somos nós. Achamos que não devemos sentir coisas, chorar e nos expressar… E esperamos que as mulheres façam todo o trabalho emocional. Daí, quando elas desistem, ficamos sem entender por quê.

Gavin então é abordado por um grupo de amigos, e então descobre que todos também estavam com os seus respectivos casamentos perto do derradeiro fim, mas se uniram em um clube do livro secreto para que lessem livros com o ponto de vista feminino e assim pudessem não apenas trazer de volta suas esposas, como também melhoraram a qualidade de seus relacionamentos.

Ao mesmo tempo entendemos exatamente tudo o que a coitada da Thea passa. Por ter se tornado mãe cedo, de uma gravidez indesejada, isso tudo abalou seus sonhos precocemente. Seu objetivo sempre foi ser uma grande artista, mas a maternidade, a vida de esposa, e todas as responsabilidades que isso trouxeram, a deixaram cansada. Tão cansada a um ponto em que ela cansou de toda aquela vida e deu o ultimato no marido.

O livro tem cenas picantes, mas nada muito forte. Rotina de um casal comum. Sempre que eu leio essas passagens mais eróticas escritas por mulheres eu vejo como até nisso elas estão a anos-luz de nós homens, quando tentamos escrever a mesma coisa. Há uma beleza ali, e dentro de tanta sutileza sobe um calor na gente que tá lendo, é algo que só pode vir de uma autora talentosa como a Lyssa May.

– Todos temos um vazio – explicou Del, um momento depois. – Uma parte que falta. Uma coisa de que precisamos, mas não queremos admitir, ou que nem sabemos que falta, até descobrirmos na outra pessoa. Se quer consertar as coisas com a Thea, descubra o que falta nela. Acaricie essa parte ferida até que pare de doer. É assim que você vai conseguir dizer eu te amo.

O livro não tem grandes passagens, falta um pouco de profundidade pro meu gosto. Bons personagens, uma história bem contada, mas achei a escrita um pouco superficial. Talvez ler tantas autoras mais elevadas me deixou mais seletivo, haha. Mas não quer dizer que não seja um bom livro para você pegar e ler, especialmente se quiser um romance fofinho pra relaxar depois de um livro pesado. Vale a pena!

Comentários

Postagens mais visitadas