Apagando da existência.


Acho que hoje em dia a gente não precisa perguntar para a pessoa se o namoro terminou. A gente entra nas redes sociais e vê que aquele monte de foto de casal simplesmente sumiu, e agora só têm fotos da pessoa sozinha. Como se aquela pessoa com quem ela dividiu a cama evaporasse, nunca tenha existido, e a relação nunca tivesse se concretizado.

E se a pessoa guardasse ali no perfil pelo menos algumas fotos? Poderia eventualmente mudar a legenda, como se dissesse que fossem amigos, pra também não dar muita bandeira quando a fila fosse andar.

Eu, como sendo essa pessoa que nunca teve um relacionamento, me pergunto se também não há muita dor envolvida nisso. Do tipo ter tanto ódio da pessoa, de não querer vê-la de jeito nenhum, que talvez a única forma de superar isso fosse apagar a pessoa da sua existência — que seria no caso resumida ao perfil na rede social. Será que isso faz parte do processo de distanciamento, e que isso seja na verdade um passo muito mais natural do que se pensa após o término de uma relação?

Hoje eu vi o perfil de uma amiga que fazia tempo que não falava com ela, e vi que tanto ela quanto o cara tiraram todas as fotos que ambos tinham juntos. E os dois falavam tanto de um amor sublime e transcendental, uma coisa de "rodei o mundo inteiro e enfim te encontrei pra passar a eternidade juntos", e de facto pareciam muito bem, obrigado. Como fiquei um tempo sem fuçar na vida que expunham nas redes sociais, parece que foi há pouco tempo que eu os vi felizes (mas parando pra pensar, já faz um bocado de meses).

Mas para uma pessoa que nunca namorou, eu fico besta na frieza no ato de apagar tudo. Isso é algo que não me para de me chocar em todo raio de relacionamento onde o casal faz questão de compartilhar nas redes sociais.

Meses atrás eu tava vendo e-mails trocados com uma menina que eu fiquei em 2009. Não ficamos juntos nem mesmo um mês, mas continuamos conversando depois, e a relação naturalmente foi se resfriando. Hoje ela está muito bem, morando nos Estados Unidos, e está com um cara aparentemente bem legal. Mas eu nunca apaguei aquelas mensagens. Acho que até mesmo aqui nesse blog devem ter textos amorosos que escrevi na época. 

Eu não sei se gostaria de expor meu relacionamento com alguma namorada no futuro. Acho que o que fode hoje em dia é que as pessoas perderam noção de privacidade, acham que é seguro ficar postando foto da família, dos filhos pequenos, do parceiro, etc. Você nas redes sociais não deve ser o que você é na sua intimidade.

Falou o cara que fala muita merda íntima nesse blog. It's me, hi, I'm the problem it's me.

Posto mais amenidades nas redes com maior visibilidade. Dicas de livros, vídeos meus pintando e desenhando, e uma ou outra paisagem ou algo legal que tirei foto. Nem mesmo fotos de amigos eu posto. Acho que essas coisas muito preciosas não devemos dividir em uma rede onde somos o produto. Amizade e amor não têm um preço, e, logo, eu não gosto de expor esse tipo de coisa por aí.

Comentários

Postagens mais visitadas