Minha primeira arte no iPad


Eu sempre tive resistência a fazer artes no iPad. Deve ser algum tipo de invejinha, pois na vida real não existe o botão "desfazer" como existe na arte digital, mas claro que não é apenas isso. Vai desde a habilidade de lidar com o material de pintura, as cores que no meio digital são muito mais limitadas, e o fato de que eu não tinha uma ferramenta própria e útil para isso (como o iPad com a Apple Pencil). Mas agora eu tenho!

Não é a primeira arte digital que eu faço. Antes eu sempre tinha que desenhar e fazer as coisas usando a "caneta" que o mundo havia me dado: o mouse. Mas só quem desenhou com mouse sabe: não importa a qualidade dele, o mouse sempre emperra. E quando emperra a gente sempre tem que desfazer e fazer de novo, pois vai sair torto.

Questão de ferramenta eu sempre dominei, eu uso o Photoshop há mais de 25 anos, e até hoje o Photoshop CS5, de 2010, supre todas as minhas necessidades (e eu não vou pagar a assinatura caríssima da Adobe hoje em dia).

A arte que eu fiz foi a Widowmaker, de Overwatch 2. Escolhi a skin dela chamada Feiticeira, no padrão de cores chamado iridescente. Foi um desafio enorme trabalhar nessa paleta, não apenas porque eu detesto azul, como também fazer a harmonia entre seus diferentes tons, incluindo roxo e magenta. Mas para uma primeira aventura no iPad, eu gostei bastante!

Foi bem desafiante fazer toda a textura das roupas, e as partes metalizadas foi outro desafio à parte. Gostei muito de cabelo dela, especialmente pois é uma coisa que no geral eu detesto desenhar. Acho que levei mais ou menos um mês pra concluir, partindo do zero, esboçando, colorindo e finalizando.

Usei o aplicativo Autodesk Sketchbook, que achei simplesmente perfeito, tem uma interface bem simples, muitos pincéis ótimos, e a versão gratuita satisfaz qualquer pessoa que precise do básico. Acho que vou pegar mais a versão premium pois uma função que acho essencial, de mudar o tamanho do canvas enquanto estou pintando, só está disponível na versão paga.

Comentários

Postagens mais visitadas